Os 4 mantras de Thich Nhat Hanh para agir com amor e presença nos relacionamentos

thay-oprah-4mantrasEsse é um trecho da entrevista do monge zen Thich Nhat Hanh – a quem continuamos desejando plena recuperação da saúde (veja as últimas notícias da Plum Village) – no programa da apresentadora americana Oprah Winfrey, “Super Soul Sunday“, de 2 de junho de 2013. O programa tem 42 minutos, Thay participou por cerca de 20 minutos, e dentre os assuntos conversados trouxe esses quatro mantras para agir com amor e presença nosrelacionamentos, para criar e cultivar relacionamentos conscientes, amorosos, com suporte, afetividade e presença. Quatro mantras que contém um dos temas principais que Thich Nhat Hanh ensina — a presença verdadeira. Não são afirmações de intenção ou positividade, são revelações profundas para si mesmo e para o outro, frases que trazem o reconhecimento da realidade que une e mantém duas pessoas unidas, um na presença do outro. E, acima de tudo, não podem ser entendidas sem ser realizadas. É vital realizá-las.

Apenas como exemplo, já que os quatro mantras estão explicados em 3min por ele mesmo abaixo, o primeiro mantra é dizer simplesmente “Querida(a), estou aqui pra você“. Novamente, pode parecer óbvio, mas quando é realizado é que é realmente entendido e transformado, e esse sentido pode ser melhor captado ao ouvir Thich Nhat Hanh falar e explicar esse mantra. “Quando você ama alguém, o melhor que você pode oferecer é sua presença“, diz ele, gentilmente. Não é uma presença qualquer, com preocupações ou imaginações, deixando espaço pros seus próprios interesses e razões enquanto está ali, nem olhando ou conversando com interesse parcial, mas sim o que ele chama de “presença verdadeira“: aquela que contém o olhar inteiro, o ouvir aberto, o não-julgamento, o estar ali realmente. Estar ali para o outro. Enfim, é realmente melhor vê-lo e ouvi-lo falar.

O vídeo tem 3 minutos e contém legendas em inglês que podem ser traduzidas para o português usando o próprio controle do vídeo, onde estão os ícones de Closed Caption (CC) e de Configurações. Primeiro [1] clique no ícone [CC] e depois [2] clique no ícone de Configurações, [3] selecione Auto-translate e então [4] clique na opção Portuguese.

//////////

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Largar o vício pode ser difícil, e engraçado (video)
Porque hoje é sexta-feira, vamos relembrar Newsradio e o genial Bill McNeal...
Read More
Join the Conversation

4 Comments

  1. says: Igor

    Também não consegui.
    Só aparece a opção bloquear/desbloquear o CC, o ícone de transmissão e a expansão/redução do tamanho da janela do vídeo na tela.
    (…)

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *