DeGrasse Tyson e o tamanho do ego e do universo: “quem quer se sentir no centro de tudo acaba se encolhendo”

“Se você estava se sentindo deprimido depois de aprender (sobre o universo) e de ser exposto à perspectiva cósmica, você começou o seu dia com um ego injustificadamente grande. Você pensou muito mais de si mesmo do que de fato mereciam as circunstâncias. Então aqui está o que você pode fazer: Você diz: Eu não tenho nenhum ego. Vamos começar dessa forma. Eu não tenho nenhuma ego, não há motivo para me auto-enaltecer. Agora vamos aprender sobre a perspectiva cósmica”.
~ Neil deGrasse Tyson

Esse é um trecho rápido de uma das aulas que o site BigThink está começando a disponibilizar na Internet e que traz grandes nomes como o do astrofísico americano Neil deGrasse Tyson no workshop “Inventing Your Future”, entre outros como Sir Ken Robinson, John Butman, Andrew Weill e Tim Ferriss. O trecho abaixo é uma parte intitulada “Seu Ego e a Perspectiva Cósmica“(Your Ego and the Cosmic Perspective, 2min38seg), onde deGrasse Tyson discorre a respeito dessa sensação de pequenez deprimente que algumas pessoas têm ao explorar e conhecer o universo, em detrimento de um sentimento de maravilhamento e conexão com esse mesmo universo. “Por falar nisso, os átomos do nosso corpo são rastreáveis pelo que as estrelas fazem”, diz ele.

O vídeo tem tradução automática com legendas em português (para ativá-las, use o controle do próprio vídeo, no canto inferior direito) — a tradução não é muito boa, mas ajuda bastante a entender para quem não fala inglês.

//////////

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Os tsunamis na India
Os tsunamis Hoje acordei no frio congelante de Delhi e no cafe’...
Read More
Join the Conversation

3 Comments

  1. says: Yuri Matheus Markus

    Pessoal, apaixonado por essa imagem de fundo do site, já procurei ela e não consigo encontrar, vocês tem como me enviar??

    abraços!

    1. Oi Yuri, somos dois. Mas essa é uma imagem paga, possui direitos autorais da fotógrafa original, por isso não é recomendável copiá-la ou reproduzi-la sem autorização.

      Um abraço,
      Nando

  2. says: Abdul Gross

    Muitas vezes, mergulhar no universo dolorido do filho adotivo e tornar-se cúmplice de suas dores aproxima mais ainda e torna a relação de amor cada vez mais forte. Lembre você está adotando um ser humano e não comprando um sabão em pó.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *