A pesquisa dos efeitos positivos de energias “superiores” da consciência sobre a negatividade do mundo, do psiquatra David Hawkins

A medição e a determinação matemática de níveis de consciência dos seres humanos é um dos trabalhos pioneiros e mais interessantes do médico psiquiatra americano David R. Hawkins (1927-2012), trazidos ao público em grande parte no livro “Poder contra Força: Uma Anatomia da Consciência – Os Determinantes ocultos do comportamento humano” (Power vs Force: The Hidden Determinantes of Human Behaviour), de 1995. O trecho abaixo mostra como Dr Hawkins relacionou níveis de consciência adotando nomes (“amor puro”, “graça”, “otimismo”, etc) e números (200, 300, 400…) ao efeito da “negatividade” de níveis inferiores de consciência (“egoísmo”, “culpa”, “medo”, etc) — e como acontece uma compensação ou contrabalanceamento entre as forças. Hawkins realizou várias pesquisas usando a cinesiologia e relacionou os níveis de consciência em estratificações que contém algumas semelhanças com, por exemplo, as estruturas dos chakras do Yoga e dos latiaf do Sufismo (ou de outras escolas espirituais e abordagens psico-espirituais).

O trabalho do Hawkins centra os níveis de consciência ao redor de valores-chaves fundamentais da vida humana, principalmente a Integridade e a Verdade, sinônimos entre si e capazes de carregar o ser humano por todos os níveis, até o da iluminação e o da não-dualidade — como os de Buda, que, segundo ele, sustentava o nível 1000.

Segue um trecho do livro, onde Hawkins faz relações entre supostos níveis de consciência e seus efeitos:

Embora apenas 15% de toda a população do mundo esteja acima do nível crítico 200 de consciência, a força coletiva desses 15% tem o peso para contrabalancear a negatividade dos 85% restantes da população mundial. Devido ao fato da escala de força avançar logaritmicamente, um simples Avatar em um nível de consciência de 1.000 pode, na verdade, contrabalancear totalmente a negatividade coletiva de toda a humanidade.

 

Um indivíduo que vive e vibra na energia do otimismo e da disposição de não julgar os outros (nível 300) irá contrabalancear a negatividade de 90 mil pessoas que estão calibradas nos níveis mais baixos de força.

 

Um indivíduo que vive e vibra na energia do puro amor e da reverência por toda a vida (nível 500) irá contrabalancear a negatividade de 750 mil pessoas que estão calibradas nos níveis mais baixos de força.

 

Um indivíduo que vive e vibra na energia da iluminação, graça e paz infinita (nível 600) irá contrabalancear a negatividade de 10 milhões de pessoas que estão calibradas nos níveis mais baixos de força (aproximadamente 22 desses sábios estão vivos hoje).

 

Um indivíduo que vive e vibra na energia da graça, do espí­rituo puro além do corpo, num mundo de não-dualidade e unidade completa (nível 700), irá contrabalancear a negatividade de 70 milhões de pessoas que estão calibradas em níveis mais baixos de forca (aproximadamente 10 desses sábios estão vivos hoje).
~ Dr David R. Hawkins, em “Força e Poder”

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Monge zen Alcio Braz faz série de vídeos no YouTube para ensinar treinamento da mente
Autor do livro “O Grande Silêncio“, um treinamento da mente em 8...
Read More
Join the Conversation

12 Comments

  1. says: Denise Camargo

    Este trabalho pioneiro, com certeza provocará novos trabalhos sobre o tema.Responsabiliza a cada um de nós, seres humanos, a ter cuidado com a energia que lançamos no universo, instigando-nos a termos consciência e amor pela vida e todas as suas manifestações. Fantástico!

  2. says: Sonia Borges

    Sem dúvida, é evidente a seriedade com que o Pedro Tornaghi se dedica ao seu trabalho. Agradeço a oportunidade de conhecer mais e me emocionar mais, com tantas coisas lindas que esse texto revela!

    1. Oi Fernanda,

      “Poder infinito” é uma expressão bastante magnífica e absoluta para depender de um acreditar, não acha? Ou o compromisso interno traduzido em atitudes e pensamentos gera realmente esse poder infinito ou não gera. Não há espaço para um meio termo numa afirmação dessas. E não há substância na crença, porque ela não consegue comprovar nada. Só a experiência afirma (ou não), a crença fica na teoria. Se ficar aí (na teoria), a crença também não tem utilidade, porque não vai conseguir comprovar nada.

      Só uma provocação. :)

      Abraço,
      Nando

  3. says: norma7

    Dr David R Hawkins – A Key To Making Love Unconditional (Transcending The Consciousness Level 500)

    A chave o Amor Incondicional:

    http://youtu.be/30CHKn6wYoE

    Para quem se interessar, há uns 130 vídeos.

    +++++++++
    Agora, com essa escalada (de progressão geométrica? logarítmica – Who cares? Pisc*) é possível uma 1 ‘entidade encarnada’ de nível 1.000, juntamente com os outros 32 sábios (lembrando que o livro foi publicado em 1995 – portanto, a esses, muitos outros iluminados ou a caminho de, poderam ter se juntado, sendo o nº atual bem maior, Oxalá!) salvar toda a humanidade (os 7 bilhões e …) ?

    Então, se positivo, (não foco no sacrifício e sim na entrega) o ‘processo’ vivido por Jesus Cristo procederia (verdade intrínseca na mitologia criada?) em função da intenção de resgatar toda a humanidade e igualmente o de Buda, com a intenção de dar a conhecer a existência e demonstrar a possibilidade do despertar do ‘iluminado’ latente em cada ser, ter atingido o objetivo?

    Enfim, elucubrações à parte, o conhecimento da (possível) existência desses bodhisattvas entre nós me alegra, mas em nada diminui a minha responsabilidade para comigo mesma e para o que ‘devolvo’ para o Universo e seus habitantes.

    (Everything you see happening is the consequence of that which you are. // Simple kindness to one’s self and all that lives is the most powerful transformational force of all. – D.R.Hawkins)

    Grata e Boa Sorte!

    P.S.: Nando = Post instigante(de inspirar)
    ‘Giving & Forgiving’ – that’s the way aha aha I like it. Nac♥

    1. Norma, resolução de ano novo: conquistar 100 pontos. :)

      PS: Nessa geração cheia de videogames, ah se houvesse um sistema assim de pontuação e de mudança de “fases” assim…

      Namastê,
      Nando

  4. says: norma

    Nando,

    Servem 100 pontos do Cartola FC? Pego emprestados aki agora mesmo e deixo um ‘IOU’ como msg – Pisc*

    Ã-hã, se fosse na base do videogames… eu, também, garantiria alguns. Vale “Zelda e a Ocarina do Tempo” e mais uns 2 ou 3? Conta pontos quem zerar primeiro? La garantia soy yo… Tô dentro!

    Hadouken:(>O_O)> ====={)

    Mas, não é bem assim…

    Fique bem, Nando.

  5. says: norma

    Oi Felipe,

    Tudo é energia. Inclusive você. (vamos sugerir ao Nando um Post abordando o assunto?)

    Estou atrasadíssima (a pp ‘Mary Late’), e não sou a pessoa mais apropriada, mas quero sugerir que vc procure ler s/o “Ponto Zero” (Vivemos em um universo vibratório. O que parece ser um espaço vazio é a sede de uma energia ilimitada).
    Campo de Ponto Zero. Esse rótulo, sugerido por Albert Einstein e Otto Stern em 1913, tem muitos nomes na ciência. Também é chamado de campo subatômico, holograma quântico ou plenum, que significa “plenitude”. O teólogo o chama de Deus – a origem de todas as coisas. Alguns intrépidos acadêmicos estão até mesmo chamando o Campo de Ponto Zero de a mente de Deus. Independentemente de como você o chame, os rótulos não fazem muita diferença.( A palavra água não o deixa molhado. Assim, eu o encorajo a usar o rótulo que funcione melhor para você.)

    Tudo o que parece sólido é constituído de 99,9999999% de luz ou energia. Cada coisa no seu mundo, desde estePC até seu carro e a roupa que você está usando, nada mais é do que uma luz estável condensada no Campo de Ponto Zero. É o que diz a física quântica. Primeiro ponto: tudo o que você quer – o dinheiro, o namorado ou namorada, o corpo, o intelecto – é 99,9999999% luz. Segundo ponto: a luz (ou energia) vibra; ela tem uma ressonância ou freqüência.

    (…)

    Você é um campo de energia que opera em um campo maior de energia, e o seu campo de energia está vibrando. Terceiro ponto (e este é grande): você jamais atrairá vibrações de alta energia – conhecidas como resultados – a partir de um receptáculo de baixa energia.
    A única diferença entre você e qualquer outra coisa é a velocidade da vibração.

    ( Mas, se analisarmos pelo ponto de vista científico mais moderno, a própria realidade é, realmente, uma grande ilusão… ou melhor, um “sonho”.)

    Mooji (legendado – Tudo acontece na sua cabeça) – para vc começar bem a semana.

    http://youtu.be/M3YP_63feNI

    E agora, ficou mais confuso? ;)

    Uma semaninha boa,
    Bjo Nac♥

  6. says: norma

    Felipe,
    O meu reply acima refere-se ao seguinte coment. Nac♥

    Author: Felipe
    Comment:
    Eu só não me conformo com o uso de termos como energia, nesse contexto supostamente científico. Ele é por demais banalizado e acaba servindo como substituto de coisas que nem os próprios adeptos dessas áreas conseguem definir. E se não conseguem definir o que é, não

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *