A luz em movimento (!): a femto fotografia que mostra o mundo em 1,000,000,000,000 quadros por segundo [VÍDEO]

“Doc Edgerton nos inspirou com admiração e curiosidade com esta foto de uma bala perfurando uma maçã e acontece em apenas um milionésimo de segundo. Mas, agora, 50 anos depois, nós podemos ir um milhão de vezes mais rápido e ver o mundo, não em um milhão, ou bilhão, mas em um trilhão de imagens por segundo.”
~ Ramesh Raskar, Professor MIT Media Lab

Nessa palestra de 11min do TEDGlobal 2012, intitulada “Imagens em um trilhão de quadros por segundo“, o professor indiano Ramesh Raskar mostra a femto fotografia em ação e como consegue captar o próprio movimento da luz em movimento. Ex-diretor do Camera Cultura no MIT, Ramesh descreve as implicações de termos tecnologia para “ver além das esquinas”, seja na Medicina, nos serviços de resgate dos Bombeiros ou na Segurança no trânsito. O vídeo abaixo foi traduzido para o português por Simone Pemp Pereira e tem legendas inseridas.

//////////

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
“(It’s) ironic that all of the dot-com companies existed (late 90’s) when...
Read More
Join the Conversation

3 Comments

  1. says: norma

    Amei, Nando! Grata.
    1) Ele falando e eu ligando os pontinhos conhecidos (poucos, na verdade) como o meu lápis (colorido =P ) mental e lembrando o dia (não muito longe de hoje) em que enviei o desenho do meu pé, para que do outro lado do mundo, fôsse me comprado um tênis específico. Fiz “A” dancinha e teci louvores na época – às 02:00 da madrugada, em homenagem à invenção do Fax e no entanto, na semana passada, coloquei na pilha dos descartados, uma placa de fax/modem, na embalagem…

    O que aconteceu nos últimos 20 anos com a ciência é uma loucura ( mal dá tempo de ler os manuais – hehehe!) agora, essa tecnologia da captação do movimento da luz e o “ver além das esquinas” – “enxergar nos cantos” (mesmo que traga em seu bojo algumas “funções bélicas”, sabe como é, né?)tá pintando ser a campeã das ‘merecedoras das dancinhas’, na área da saúde e segurança, além de poder ser considerada como ARTE…de fotografar.

    2) Agora, contente, contente mesmo, fiquei com a info que veio aos 10:18 mins., quando o Prof. R. Raskar diz que desde da sua invenção (femto fotografia), eles mantém o código aberto no site, de todas info e detalhes – quase um DIY (do it yourself)para tantos jovens cientistas brilhantes, como os que temos visto desabrochar ultimamente. E isso merece a minha ‘dancinha’ e o meu mais profundo respeito…

    Boa Sorte, Norma

  2. Fiquei muito impressionada com as imagens e as explicações do professor Raskar. Realmente, Einstein se fosse vivo, adoraria essa invenção que desfia muitos conceitos herméticos da Física Pura e da Física Quântica.
    Da forma como a ciência e a tecnologia estão evoluindo, em muito pouco tempo teremos todos os nossos aparelhos totalmente obsoletos e o ser humano precisará de total reciclagem para viver no mundo futuro.O uso dessa nova tecnologia de imagens, certamente revolucionará várias atividades como o professor citou. Achei fantástica essa “femto fotografia”.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *