“Todos nossos traumas são uma ilusão, se estamos vivos, estamos sãos”: a psicomagia de Alejandro Jodorowsky [VÍDEO]

“Veja, o ego é uma ilusão, todos os nossos traumas são uma ilusão, porque na base estamos vivos, e se estamos vivos estamos sãos, as enfermidades são gritos de ‘olhe pra mim, me ame’, e sobretudo ‘acabe com esse proibição que tenho, porque me proibiram algo’, e esse algo que me proibem sou eu, quero ser eu mesmo”.
~ Alejandro Jodorowsky

O trecho acima é parte de uma entrevista que o psicólogo, cineasta, dramaturgo e escritor chileno Alejandro Jodorowsky concedeu ao programa espanhol “Negro sobre Blanco”, apresentado por Fernando Sánchez Dragó, famoso ensaísta e crítico literário espanhol, em 2002. O tema principal é a “Psicomagia“, uma abordagem psicológica sintetizada criada por Jodorowsky e que traz uma rica visão e compreensão da vida do homem e do mundo.

Nessa parte da entrevista, a segunda de um total de seis, os temas são diversos e todos muito interessantes, como a visão de Jodorowsky sobre o conceito Junguiano de inconsciente coletivo, afirmando também um inconsciente individual, familiar, social e também um inconsciente cósmico, uma crítica a Freud e seu delírio de “matar o pai” e da “castração feminina”, uma teorização sobre a onipresença dos mitos incestuosos em nossas vidas, uma visão sobre a necessidade do ego (“o ego é necessário, como a casca do ovo é necessária para a gema e a clara”), passando também pelo seu estimado tema do Tarot e da liberdade humana.

Segue a segunda parte da entrevista, originalmente em espanhol (com legendas em inglês):

//////////

Compartilhado por Celio Nunes Leite.

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Think before express yourself
“No, no, you’re not thinking; you’re just being logical”. Niels Bohr.
Read More
Join the Conversation

7 Comments

    1. says: norma

      Somos una sola alma, yo y tú mayo 24, 2012
      Archivado en: Alejandro Jodorowsky

      Tiago – obrigada pela indicação.
      Boa Sorte! Norma

  1. says: norma

    Grata pela postagem.
    Muita informação passada em tão pouco tempo.Loucura! Muitas nascentes alimentam esse (vigoroso) rio. ;)
    Várias terapias e ferramentas de auto-conhecimento, constelação Familiar, Tarot, chacras, etc…etc…
    Ele é uma pessoa coloridísssima! É possível que esse aprofundamento tenha se dado após a perda que não tem nome (filho).

    Lembrou-me:It’s not about how hard you hit, but how hard you can get hit and keep moving forward

    Não é sobre quão duro você bate, mas quão forte você pode ser atingido e continuar seguindo em frente.

    Tenho de voltar numa outra hora, dia ou momento, para honrar tanto conhecimento.
    No momento a única regra-Lei Universal que gostaria que existisse seria: “observe a sua natureza. A única condição é que seja da sua natureza!” O que não tivesse mais serventia desapareceria. Como a cauda dos humanos. Sem deixar grandes vestígios e sem fazer a menor falta.Pura evolução. Servindo para emoções/sentimentos/caracteristicas e sem dar a menor bola para
    psicanalista, psicólogo, escritor, palpiteiro e… qualquer um que dissesse o contrário.Em perfeita sintonia com a perfeição que já se é e, que no fundo, receamos experimentar.Em plena Consciência, devidamente conectada com a Fonte.
    (e aí… recebo os livros que recebo – Afff!)
    Fique Bem.

  2. ONDE HÁ AUSÊNCIA ADICIONE A PRESENÇA DE VIBRAÇÕES CONFORTÁVEIS.
    É suposto que você viceje na inclusão magnética da preciosa alegria, saúde e abundância, em tudo que você recorda, observa ou imagina.
    Em cada cena física ou mental com ausência do valioso contentamento, sanidade e abastança, escolha incluir nela o benéfico magnetismo da preciosa alegria, saúde e abundância. Daí, tudo que é exultante, salutar e abastado, fica procurando e encontrando você constantemente.
    EIS A PROVA QUE VOCÊ É IMORTAL,
    Seus alinhados pensamentos invisíveis jubilosos, sadios e afortunados, são os maiores comprovantes da sua imortalidade espiritual, porque sempre atraem para você o valioso contentamento, sanidade e abastança, em que concentra sua poderosa atenção magnética.
    Você possui recursos atrativos infinitos da confortável alegria, saúde e abundância, quando inclui as agradáveis vibrações do precioso contentamento, sanidade e abastança, em todo cenário lembrado, avistado ou imaginado. Você vislumbra a chegada da preciosa alegria, saúde e abundância, que sua mente pensa adicionando o admirado bom-humor, harmonia orgânica e prosperidade, onde estavam ausentes as valiosas vibrações alegres, saudáveis e prósperas.
    CADA CENÁRIO É IMPORTANTE PARA SUAS INCLUSÕES VIBRÁTEIS PRECIOSAS.
    Todo panorama íntimo e externo é significativo para visualizar seu confortável acoplamento magnético da valiosa alegria, saúde e abundância, tornando você alinhado na atração constante do agradável contentamento, sanidade e abastança.
    ACESSE: armandobeneficio.blogspot.com (O Blog COLORIDO que conecta você ao confortável Bem-Estar).

  3. says: Bianca Rocker

    Excelente entrevista. A perda do filho com certeza o fez uma pessoa com mais sabedoria. Achei interessante como se deu a morte de Jung – dessa eu não sabia. Também prefiro Jung a Freud. rs

    Gasshô.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *