Vivendo a favor do universo, com Buda, Beatles, Mick Jagger e Dalai Lama: Bob Thurman fala no TED [VÍDEO]

“Você sabe, alguém sentado ao seu lado — nenhum problema nisso porque você está em um teatro, mas se você estivesse sentado num banco de parque e alguém viesse e se sentasse assim tão perto de você, você enlouqueceria. O que eles querem de mim? Como, quem é essa pessoa? E por isso você não se sentaria assim tão próximo de uma pessoa por causa do seu conceito de que é você contra o universo — isso foi tudo o que Buda descobriu. Porque aquela idéia cósmica básica de que estamos todos sozinhos, cada um de nós, e todos os outros são diferentes, então isso nos coloca em uma situação impossível, não é mesmo? Quem é que vai conseguir ter atenção suficiente do mundo? Quem é que vai conseguir ter o suficiente do mundo? Quem é que não vai ser atropelado por uma infinidade de outros seres — se você é diferente de todos os outros seres?”
~ Bob Thurman, TED Talk (“Bob Thurman diz que podemos ser Budas“)

Robert “Bob” Alexander Farrar Thurman é o primeiro monge budista americano ordenado pelo Dalai Lama (em 1965, aos 24 anos), e é também autor e professor especialista em Budismo Tibetano e grande “tradutor” de sutras e da filosofia e ensinamentos do Buda, autor de livros como “Essential Tibetan Buddhism” (1995), “Infinite Life: Seven Virtues for Living Well” (2004) e “Why the Dalai Lama Matters: His Act of Truth as the Solution for China, Tibet and the World” (2008). É professor de Estudos Indo-Tibetanos Budistas na Universidade de Columbia, em Nova York (EUA), além de co-fundador e presidente da Tibet House New York.

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Salvador Dali, deidade
Como sua frase, Salvador Dali nunca foi perfeito, escreveu certo por linhas...
Read More
Join the Conversation

1 Comment

  1. says: norma

    E.N.D., vol I: “(…) Exerça-se nos dois caminhos da prática e do estudo. Sem estes dois, não pode haver Budismo. Não somente o senhor deve se perseverar, mas também deve ensinar aos outros. Tanto a prática como o estudo surgem da fé. Deve contar aos outros com o melhor da sua habilidade, mesmo que seja somente a respeito de uma única sentença ou frase.”

    O monge Thurman contou lindamente e com a sua melhor habilidade e nos ensinou sobre a Compaixão. E foi muito bom!
    Gostei muito da sua bem humorada palestra. Grata.

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *