Sobre Jesus: 4 documentários buscam explicações sobre a vida do profeta do Cristianismo [VÍDEOS]

Enquanto alguns filmes e séries sobre a vida de Jesus Cristo estão sendo transmitidos esta semana na programação dos canais de TV por assinatura, alguns documentários sobre o mesma tema estão disponíveis na íntegra na Internet, principalmente no YouTube – boas produções da BBC, National Geographic e A&E Television, por exemplo. Abaixo há quatro documentários selecionados – “Os Anos Perdidos de Jesus” e “As Vidas Secretas de Jesus” (National Geographic), “Mistérios da Bíblia” (A&E), “Did Jesus Die?” (BBC) – sendo que três deles estão na íntegra (em inglês), e o outro tem uma apresentação inicial de 5 minutos.

Os documentários exploram os relatos (e a falta deles) sobre a vida de Jesus histórico, buscam a aperfeiçoar a contextualização dos seus ensinamentos e retratam, principalmente, a dificuldade de se remontar a história ocorrida há 2 mil anos tentando unir as provas e evidências existentes com a confiabilidade deles. Quase todos vieram das tradições orais, muitas vezes de origem anônima, passando pelo domínio da Igreja sobre os textos por mais de um milênio e chegando em nosso século de avançados estudos de História, Arqueologia, Religião e outras ciências relacionadas. Quem foi Jesus? Onde ele viveu dos 12 aos 30 anos? Os evangelhos são confiáveis ou são obra religiosa póstuma? Jesus foi um monge e aprendeu Budismo? O que é exatamente a ressurreição? Quais as circunstâncias que levaram Jesus a ser visto como profeta ou rei? Ele realmente morreu ou foi retirado da cruz ainda com vida?

Os documentários seguem abaixo.

//////////

“The Missing Years of Jesus” – National Geographic

/////////

Mysteries of the Bible” – A&E Television Networks

//////////

“Secret Lives Of Jesus” – National Geographic

//////////

“Did Jesus Die?” – BBC Documentary

//////////

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Jabor e a liberdade, 2
É como disse o Jabor, “o homem de hoje tem uma ridícula...
Read More
Join the Conversation

10 Comments

    1. Zecão, acho que teu comentário se refere mais à Igreja e ao Cristianismo do que à figura histórica e espiritual de Jesus. Ainda assim, os documentários acima não são religiosos nem promovidos por igrejas ou movimentos cristãos, e sim por jornalistas e produtores que trazem especialistas de diferentes áreas para tentar saber o que aconteceu de fato. E, mesmo que não possam ter certeza de algumas coisas, tentam se aproximar do que pode ter acontecido. Nesse ponto, são rigorosos e algumas vezes céticos, sem concessões à fé ou à religião.

      Particularmente, acho que quem busca a verdade e escolhe ignorar a investigação e compreensão da vida de uma figura da estatura de Cristo pode estar realizando um grande desperdício.

  1. says: Norma

    E porque não? Acho super interessantes as pesquisas.
    Ele é considerado como o marco zero de uma religião que só veio a se fundamentar muito depois (tempo de sobra para todos os arranjos necessários – convém lembrar que o nascimento de Mitra era coincidentemente comemorado em 25 de dezembro),e o Jesus histórico pertencia a uma casa judaica (mãe judia – determinante – Casa de David?) e ao mesmo tempo os muçulmanos rezam para o Profeta Jesus e pedem a intercessam de sua mãe Maria.

    Eu posso, com muita facilidade, imaginá-Lo recitando o Gongyo no Kaikan Sol da Paz :”Nyo-rai-ti-ken — a sabedoria do Buda
    Ko-dai-jin-non — é ampla e profunda.”

    Assim como não me causaria estranheza encontrar o Buda Sakyamuni em estado contemplativo no momento do Ofertório na Candelária.

    Quanto mais espiritualizado, mais semelhanças são vistas. (Eles)
    Diferenças (se por ventura existirem…) são perpetuadas por certos segmentos de religiões. (EGO)

    No final, tudo pode ser apenas uma questão de semântica ….rs.rs.rs. E as fronteiras delimitadoras não passarem de distúrbios de nossa visão pouco acurada e da nossa imaturidade espiritual.
    Obrigada pelas informações compartilhadas. É bom pertencer (mesmo virtualmente) a essa tua Tribo!
    Norma

    1. Também não consigo conceber uma realidade onde esses seres estejam separados em uma realidade superior, Norma, ou mesmo aqui (embora estivessem geografica e temporalmente). Separados estamos nós, ainda.

  2. says: Rosangela

    Eu gostei muito do documentário e eu que me considero cristã tenho me perguntado sobre quem foi JESUS de fato e quem é DEUS. Pois, tenho observado que infelizmente dentro das igrejas há muitas fantasias e quem estuda de fato e aprende sobre o verdadeiro significado de tudo as esconde, acredito que por medo de perder fiéis. Não consigo entender porque? Mas, é assim que tenho me sentido ultimamente, ou seja, com estes questionamentos em minha cabeça, mas sei se falar sobre isto com pessoas cristãs ou crentes, vão dizer que satanás está tentando me enganar ou ofuscar a minha fé. Por isso, tenho buscado conversar com pessoas de mente aberta.

    Obrigada pela oportunidade!!!

    1. Rosangela, você está entre amigos. “Tenho me perguntado”, “tenho observado”, “verdadeiro significado” e “tenho buscado conversar com pessoas de mente aberta” são expressões muito saudáveis e que gostamos muito aqui.

      Feliz 2012!

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *