Menos coisas e mais tempo, mais liberdade, mais felicidade: Graham Hill por uma “vida editada”, TED Talk (VÍDEO)

É possível ter um apartamento de 40 metros quadrados e, dentro dele, além de cozinha, quarto, banheiro e serviço, ter também espaço para home office, lugar para um jantar com 10 pessoas, quarto de hóspedes e um equipamento inteiro de kitesurfing? Graham Hill, fundador do site TreeHugger.com, conseguiu isso através da colaboração de mais de 300 pessoas e usou esse caso para defender que menos coisas é mais felicidade em sua segunda participação no TED Talk, cujo vídeo (5min50seg) segue abaixo (com legendas em português).

Na sua própria variação de “menos é mais“, comum em statements de grandes designers, Graham Hill diz que três passos são essenciais para uma vida menos inutilmente espaçosa: 1) cortar (objetos) da sua vida, sem piedade, 2) pensar pequeno e eficiente, e 3) pensar (espaços e utensílios) multifuncionalmente. Ele demonstra como conseguiu os três no seu apartamento em imagens que mostra na sua apresentação, e também no site lifeedited.org.

“Eu aposto que a maioria de nós já experimentou, em algum momento, a felicidade do menos: na faculdade – na moradia estudantil, viajando – em um quarto de hotel, acampando – equipado com quase nada, talvez um barco. O que quer que tenha sido para você, eu aposto que, entre outras coisas, isso lhe deu um pouco mais de liberdade, um pouco mais de tempo”.
~ Graham Hill, TED Talk

Segue o vídeo:

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Join the Conversation

3 Comments

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *