A lista dos enganos comuns e as fases da lua

Você sabe por que a lua aparece só pela metade quando está no quarto Crescente? Se você respondeu porque a Terra faz esta determinada sombra periodicamente com a luz do sol sobre a lua, a resposta está eeeee… rrada! E você acaba de ser um dos homo sapiens sapiens que participa da Lista dos Enganos Comuns, já em cartaz na Wikipedia mais perto de você. Esta e outras “misconceptions”, como a que informa que o Saara é o maior deserto do mundo (não é) ou a que diz que a água não tem cor (a água é azul!), estão na lista. Se você quiser desmentir, vire um editor da Wikipedia e corrija o verbete — mas, antes, comente aqui pra gente saber. ;)

P.S.: As diferentes partes da lua que aparecem durante suas fases são devido ao ângulo em que vemos a lua da Terra em relação à posição que ela recebe luz do sol. Essas e outras explicações, como a que diz porque a mesma face da lua está virada pra Terra (por isso sempre vemos o dragão), você encontra no tradicional How Stuff Works — que tem uma ótima versão em português aqui, no ComoTudoFunciona (obrigado à Clarissa).

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Fora RoundUp!
Um veneno chamado RoundUp Meu amigo Dauro Veras já viu esse RoundUp...
Read More
Join the Conversation

2 Comments

  1. says: Clarissa

    Oi, Nando. Tudo bem? Sou a Clarissa e trabalho na Edelman, agência de comunicação do site ComoTudoFunciona [HowStuffWorks] aqui no Brasil. Que bacana que vc indicou um dos artigos do site aqui no seu blog. Se os seus leitores tiverem dificuldades de ler em inglês, aqui vai o link para o mesmo artigo, mas na versão brasileira do site: http://ciencia.hsw.uol.com.br/lua4.htm
    Um abraço!

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *