pepysdiary.com

Terça-feira, 10 de abril de 1660.
Esta manhã a maioria dos comandantes da Frota vieram a bordo e jantaram aqui, de modo que alguns deles e eu jantamos juntos na Casa-Redonda, onde estávamos muito contentes. Para lá foi o nosso vice-Almirante, que se sentou e conversou e pareceu ser um sujeito de muito boa índole. Como eu fiquei sozinho à noite na minha cabine, minha melancolia coube no tocar do meu violino, até que meu Senhor e o Sir Richard Stayner vieram até a primeira seção e deram uns tragos por aqui – e me chamaram para beber com eles. Depois disso fomos para a cabine do Tenente, onde ele e eu e mais senhor Richard ficamos até as 11 da noite conversando, até que eu me retirei para dormir. Neste dia, meu senhor Goring retornou da França e desembarcou em Dover (Inglaterra).
~ Samuel Pepys

Você acabou de ler um “post” do Diário de Samuel Pepys, um sujeito inglês que em 1660 (sic) era funcionário do Sr. George Downing no Tesouro Público britânico (update: viria a ser Secretário de Almirantado só 13 anos depois) e escreveu diariamente durante 10 anos (!) este caderno que hoje daríamos o nome de weblog, ou notelog (não tinha Web, né). O diário foi transcrito do manual em 1893 na Magdalene College Cambridge e chegou até a Web pelas mãos de Phil Gyford. Muito obrigado a eles. O Diário de Pepys é uma raridade única e relata o dia-a-dia real e com riqueza de detalhes de uma época curiosa e distante pra nós. Samuel Pepys começou seu diário no dia 1º de janeiro de 1660 e o Phil iniciou a publicação na Web em 1º de janeiro deste ano, ou seja, teremos até 2013 de transcrições diárias dos dias que se passarem na década de 60… do século 17! Boa viagem.
Obs.: O link é uma cortesia do grande colega e experiente jornalista Carlos Castilho, que está confeccionando um especial sobre weblogs na recém-nascida Revista da Comunicação Online da Univali.

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Are you reaching your potential? (video)
Dos que eu já vi, o melhor anúncio sobre vocação. Dizem que...
Read More
7 replies on “pepysdiary.com”
  1. says: Bia

    Olá!
    Estava navegando pela internet com meu humilde bote(pc), até que encontrei seu blog.
    Entrei lí e na real, queria saber como era a vida de um jornalista…
    Pena q vc não escreve sobre vc!
    Mas mesmo assim não perdí viajem, gostei do blog.
    Bom vou indo tenho várias idéias, perguntas dúvidas, vou remar mais um pouquinho para ver se encontro Terra!
    Abraços…

Comments are closed.