Monge zen Alcio Braz faz série de vídeos no YouTube para ensinar treinamento da mente

Autor do livro “O Grande Silêncio“, um treinamento da mente em 8 semanas, o psiquiatra e monge zen carioca Alcio Braz lançou também uma mini-série de vídeos curtos no YouTube onde comenta suas instruções de maneira breve, pública e gratuita. O próprio Alcio se refere às instruções alternativamente como “um treinamento de atenção plena, aprender a estar presente aqui e agora, a cada momento“. Os quatro primeiros episódios seguem abaixo, neste post.

Cada episódio contém uma das instruções principais que no livro equivalem ao tema de uma das 8 semanas. Cada episódio tem cerca de 4 minutos e começa sempre da mesma forma, explicando o que é a série de vídeos, explicando qual é a respiração completa utilizada e sugerindo a adoção de um diário de práticas. Apesar do livro conter uma abordagem bem mais completa e informativa dos temas do treinamento, é interessante e rico ouvir Alcio tratar pessoalmente de alguns dos detalhes, de maneira simples e direta.

Alcio Braz Eido Soho é médico psiquiatra e foi ordenado monge zen em 2001 por Mestre Ryotan Tokuda Igarashi, um dos pioneiros do Zen-Budismo no Brasil e no Ocidente. Além de ser aluno de Tokuda Roshi, é também de Joan Halifax Roshi, conhecida professora do Upaya Zen Center, nos Estados Unidos. Hoje Alcio coordena as práticas no Eininji, o Templo do Cuidado Amoroso Eterno, situado em Copacabana, no Rio de Janeiro.

“Não tente mudar tudo de uma vez. Seja sin­cero e analise sua vida. Quantas vezes declarou essa inten­ção para abandoná-la logo após, sentindo-se desanimado e mais uma vez diminuindo sua confiança em sua capacida­de de realização? Esse ciclo vicioso repete-se ano após ano, crise após crise. Use seu poder de decisão de forma realis­ta, estabelecendo pequenos passos que o irão conduzir às mudanças pretendidas. A prática do silêncio é o primeiro passo proposto.”
— Alcio Braz, na introdução de “O Grande Silêncio”

Eis o link para os primeiros 4 vídeos da série, que pode ser encontrada na íntegra no YouTube. No primeiro, o tema é “Praticando a Observação” (o mesmo que no livro).

 

//////////

Assuntos desse conteúdo
, ,
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog e terapeuta na Hridaya Terapia, em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *