“O tempo é só mais um pensamento dentro da mente”: visões do Vedanta com Jonas Masetti

Para o ser humano comum (e Descartes e Newton), o tempo é real, absoluto, e funciona como se andasse do passado pro futuro. Como se fôssemos pequenas partículas insignificantes sendo sopradas pra lá e pra cá no meio do universo-tempo. Para o ser humano mais informado do século XX (e Einstein), o tempo é relativo. Como se algo dependesse de onde estamos, o que estamos fazendo no espaço e de como percebemos. E para o Vedanta (de Adi Shankara), uma clássica sabedoria ancestral indiana, o tempo é uma ilusão. E só a presença existiria, e a presença seríamos nós mesmos, os sujeitos, que com nossa mente criaríamos a percepção de uma temporalidade.

Essa sabedoria e essa idéia — ou realidade — de que o tempo é uma ilusão é ensinada pelo professor de Vedanta brasileiro Jonas Masetti, uma das novas referências desse conhecimento que estudou na Índia com mestres originais dessa escola, como Swami Dayananda Saraswati (1930-2015), e lidera um instituto no interior do Rio de Janeiro chamado Vishva Vidya, dedicado ao Vedanta, ao Sânscrito e à Cultura Védica em geral. Carioca, engenheiro de formação, ex-empresário do mercado financeiro, Jonas tem espalhado essa sabedoria de maneira moderna, usando YouTube, Facebook, WhatsApp, com cursos online e transmissões ao vivo, do Brasil, da Índia ou mesmo do caminho de Santiago, que fez recentemente.

Apesar de implicar uma radical mudança de paradigma, a compreensão de que o tempo é uma ilusão talvez possa ser inicialmente capturada nesse vídeo de 4 minutos, onde Jonas explica da maneira sucinta, e em bom português, como a mente é o mecanismo e/ou o arcabouço criador do passado e do futuro, que são imaginações, ou “dunas de areia”, ou ainda “arco-íris”, como ele define. E como a consciência é a “alma do tempo“, nas palavras de Swami Dayananda.

Um grande tema a ser refletido, meditado e descoberto, com a sugestão do vídeo que segue abaixo:

Mais informações sobre Jonas Masetti, o Vishva Vidya e a agenda do Instituto, veja em vedanta.life.

//////////

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Thich Nhat Hanh & Marilyn Manson
Compare Marilyn Manson e Thich Nhat Hanh nos seguintes textos. O primeiro...
Read More
Join the Conversation

1 Comment

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *