O Sábio de Arunachala, o filme sobre Sri Ramana Maharshi, em português na íntegra

sri-ramana-maharshi-sabio-arunachalaUm dos grandes documentários que falam da vida do sábio indiano Sri Ramana Maharshi (1879-1950), intitulado “O Sábio de Arunachala” (The Sage of Arunachala, 1992), rico em detalhes sobre os acontecimentos da vida pessoal de Ramana quando criança até os primeiros meses e anos no Templo de Arunachala, estão disponíveis na íntegra (1h12min) e com legenda em português no YouTube, e embutido abaixo. Até 1907, aos 28 anos, Ramana era conhecido por seu nome familiar de nascença, Venkataraman Iyer, e assim é chamado no filme até o momento do encontro com o erudito Ganapati Muni, quando passa a ser conhecido como Sri Bhagwan Ramana Maharshi. (Sri é um título de honra, Bhagwan significa “divino” ou “Deus”, Ramana é uma derivação de seu primeiro nome de nascença Venkataraman, e Maharshi é “grande visionário” ou “grande sábio”).

Poderíamos dizer de maneira muito básica e introdutória que Sri Ramana Maharshi foi um grande swami indiano, que nasceu e viveu no Sul da Índia, e que é considerado por muitos “o grande sábio do Século XX“. É conhecido como “o sábio do silêncio“, pois pouquíssimas vezes dava ensinamentos falados, e também como o “sábio de Arunachala“, uma montanha considerada sagrada na cidade de Tiruvanamalai, também ao Sul da Índia. Aceitando várias práticas e vários caminhos para o despertar, tendo ele mesmo passado longa parte de sua vida em meditação e samadhi, o ensinamento principal e recorrente de Sri Ramana era a auto-investigação, a investigação de quem é o ser que existe na realidade, além do corpo e do ego, um auto-questionamento que ficou conhecido pela pergunta “Quem Sou Eu?“. Esse é o título do principal livro de ensinamentos de Ramana, que contém a resposta a 14 perguntas feitas a ele por Sivaprakasam Pillai — respostas escritas, pois neste momento também estava em silêncio.

Apesar da qualidade das imagens não ser alta, há muitas cenas e gravações raras de Sri Ramana, além de vários lugares onde ele passou e viveu durante sua trajetória. Então, com agradecimentos a Luis Miguel que disponibilizou o filme legendado no YouTube, segue o documentário narrado em inglês por John Flynn (os primeiros segundos do início não tem legendas, mas ela logo começa):

—> Outro documentário sobre Sri Ramana Maharshi já publicado no Dharmalog é “Abide as The Self“, narrado por Ram Dass: veja aqui.

//////////

Assuntos desse conteúdo
,
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog e terapeuta na Hridaya Terapia, em São Paulo.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *