O mundo é real para quem não está iludido pelo mundo: o universo, segundo o sábio Ramana Maharshi

Avesso à discussões filosóficas sobre a vida e o mundo, o célebre sábio indiano Ramana Maharshi (1879-1950), considerado um santo no Sul da Índia e um dos maiores nomes do Advaita Vedanta, costumava reagir com apenas silêncio a muitas dos questionamentos teóricos dos interessados na verdade, mas também respondeu a perguntas sobre a existência do universo, a realidade, Deus e o papel do homem de maneira direta. As palavras abaixo foram tiradas de um desses momentos onde ele responde a questões sobre o mundo e o conhecimento do Ser, trecho do livro “Be As You Are: The Teachings of Sri Ramana Maharshi“, editado por David Godman (famoso tradutor e discípulo inglês de Ramana, que vive hoje em Arunachala, na Índia), no capítulo “Creation theories and the reality of the world” (Teorias da criação e a realidade do mundo). O mundo é real? É ilusão? O que existe? Ramana Maharshi responde abaixo, sempre enraizando as perguntas à necessidade do perguntador conhecer sua própria natureza.

PS: A visão de Ramana Maharshi e do Vedanta aparecem aqui apenas para trazer brevemente uma das abordagens do conhecimento oriental sobre a realidade e o universo, numa semana em que este blog falou com frequência sobre as visões científicas do Ocidente (como as teorias dos universos paralelos). Outras abordagens já passaram por aqui, como a de Ramesh Balsekar, a de Swami Sivananda, a de Annie Besant, entre outros.

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TEORIAS DA CRIAÇÃO E A REALIDADE DO MUNDO” [Trecho] por Ramana Maharshi, de David Godman

Q: Sri Bhagavan diz frequentemente que o maya [ilusão] e a realidade são a mesma coisa. Como pode ser isso?

A: Sankara foi criticado por suas visões sobre o maya sem ser compreendido. Ele disse que: (1) Brahman (o Absoluto) é real, (2) o universo é irreal, e (3) O universo é Brahman. Ele não parou no segundo item, porque o terceiro explica os outros dois. Significa que o universo é real se percebido como o Ser, e irreal se percebido como à parte do Ser. Assim maya e a realidade são uma coisa só.

Q: Então o mundo não é realmente ilusório?

A: No nível do buscador espiritual você tem que dizer que o mundo é uma ilusão. Não há outro jeito. Quando um homem se esquece que ele é Brahman, que é real, permanente e onipresente, e se ilude pensando que é um corpo no universo que é preenchido com corpos que são transitórios, e trabalha sob essa ilusão, você tem que lembrá-lo que o mundo é irreal e uma ilusão. Por que?

Porque sua visão que esqueceu de seu próprio Si está vivendo no universo externo e material. Não vai se voltar para dentro em introspecção a não ser que você o convença que todo o universo externo material é irreal. Quando ele perceber seu próprio Si ele saberá que não há nada mais do que seu próprio Ser e enxergará o universo inteiro como Brahman. Não há universo sem o Ser.

Enquanto o homem não ver o Ser que é a origem de tudo, mas olhar apenas ao mundo externo como real e permanente, você terá que lhe dizer que todo o universo exterior é uma ilusão. Não há nada que se possa fazer a respeito.

Pegue um papel. Nós vemos apenas as palavras, ninguém nota o papel em que as palavras estão escritas. O papel está lá com ou sem as palavras escritas. Para aqueles que olham para as palavras como reais, você tem que dizer que são irreais, uma ilusão, uma vez que elas existem sobre o papel. O sábio olham o papel e as palavras como apenas um. Assim também é com o Brahman e o universo.

Q: Então o mundo é real quando experimentado como o Ser e irreal quando é visto como nomes e formas separadas?

A: Assim como o fogo é obscurecido pela fumaça, a luz brilhante da consciência é obscurecida por uma coleção de nomes e formas, o mundo. Quando, atra’ves da graça divina compassiva, a mente se torna clara, a natureza do mundo será conhecida não como as formas ilusórias mas apenas como realidade.

Apenas aqueles cujas mentes estão livres do poder maligno de maya, tendo desistido de todo conhecimento mundano e sem apego a ele, e tendo assim alcançado o conhecimento da realidade suprema do brilhante ser, podem corretamente saber o significado da sentença “O mundo é real”. Se a perspectiva de uma pessoa foi transformada pela natureza do conhecimento real, o mundo dos cinco elementos começando com o éter [akasha] será real, será a realidade suprema, que é a natureza do conhecimento.

O estado original deste mundo vazio, que é desconcertante e repleto de nomes e formas, é felicidade, que é uma, assim como a gema de ovo de um pavão multi-colorido é apenas um. Conheça essa verdade permanecendo no estado do Ser.

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