Brilliant Moon, o filme sobre o célebre lama budista Dilgo Khyentse Rinpoche, mestre do atual Dalai Lama [VÍDEO]

A impressionante história de vida de um dos mais célebres mestres budistas do Século XX, o tibetano Dilgo Khyentse Rinpoche (1910-1991), da tradição Nyingma, mestre do atual e XIV Dalai Lama, Tenzin Gyatso, e da família real do Butão, é o tema do belo documentário “Brilliant Moon – Glimpses of Dilgo Khyentse Rinpoche“, de 58min, que segue abaixo na íntegra. Com imagens raras e impressionantes (como Dilgo Khyentse aos 25 anos, em 1935), “Brilliant Moon” é costurado por uma animação cativante e traz várias cenas do Tibete, India, Butão, Estados Unidos e Nepal, além entrevistas com grandes pensadores do Budismo moderno como Sogyal RinpocheMatthieu Ricard, Dzongsar Khyentse Rinpoche, Rabjam Rinpoche (neto de Dilgo Khyentse) e o próprio Dalai Lama, e a narração de dois de seus admiradores ocidentais, o ator Richard Gere e o cantor e compositor Lou Reed. Mas mais do que isso, traz a força e a luz de um imensamente reverenciado lama do Tibete, que dedicou sua vida a descoberta da Verdade através dos ensinamentos budistas, e depois a ensiná-la como um missionário direto do Buda. O documentário termina com cenas ternas e luminosas do jovem Khyentse Yangsi Rinpoche, nascido em 1993 e reconhecido na tradição budista como a reencarnação de Dilgo Khyentse Rinpoche.

Ao ver essas cenas de Dilgo Khyentse, mesmo sem conhecer muito da vida dele antes desse documentário, fiquei imensamente tocado pela dedicação à grandeza da vida de uma pessoa tão preciosa, e pela percepção de como a vida é uma dádiva magnânima ao vê-lo viver a dele. Sabendo que ele morreu em 1991, tão perto, que eu já era vivo quando ele ainda era vivo, que poderia tê-lo conhecido de alguma maneira, bate a sensação de ter perdido uma oportunidade que não volta mais, mesmo sem saber que ela existia enquando existia. Dilgo Khyentse Rinpoche é uma imensa inspiração e esse breve documentário traz muita reverência e admiração por estar vivo.

“O Buda explicou em bastante detalhe quais as qualidades de um grande guru, e eu encontrei nele todas essas qualidades”.
~ XIV Dalai Lama, sobre Dilgo Khyentse Rinpoche

Para conhecer mais da vida e da obra de Dilgo Khyentse, visite a Dilgo Khyentse Fellowship, dedicada a transmissão do seu legado.

Um filme mais recente, “Spirit of Tibet: Journey to Enlightenment, The Life and World of Dilgo Khyentse Rinpoche, de 1998, feito pelo monge Matthieu Ricard, também conta a história de Dilgo Khyentse Rinpoche, com que Ricard viajou durante 14 anos, e apresenta

Abaixo o filme original (58min), em inglês, com legendas em espanhol (que devem ser ativadas usando os controles na parte inferior do vídeo):

//////////

Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog e terapeuta na Hridaya Terapia, em São Paulo.

12 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *