Pra contemplar [38]: a animação de um célula viva, das 100 trilhões que um corpo humano tem – TED Talks [V͍DEO]

O animador de filmes médicos David Bolinsky apresenta 3min de uma incrí­vel animação que mostra a frenética e maravilhosa vida dentro de uma célula, um dos trabalhos que pretende ter a maior fidelidade ao que realmente acontece dentro de uma dessas unidades que existem em quantidade maior que 100 trilhões num corpo humano. As animações fazem parte de um projeto para o site BioVisions, da Universidade de Harvard, em Boston (EUA).

“Eu espero que quando vocês cheguem em casa pensem sobre isto e sobre como nossas células são poderosas, e pense sobre algumas coisas que estamos aprendendo em mecânica celular. E uma vez que descubramos tudo o que está acontecendo — e acreditem, sabemos quase 1% do que acontece — uma vez que descubramos, poderemos ter muito controle sobre o que fazemos com nossa saúde o que faremos com gerações futuras, quanto tempo vamos viver. E esperamos poder usar isto para descobrir mais verdade e mais beleza.”
~ David Bolinsky, TED Talk

Segue o ví­deo na í­ntegra (9min49seg), em inglês com legendas em português (se não aparecerem automaticamente, selecione no menu inferior do ví­deo).

 

Abaixo, um dos ví­deos do site BioVisions, que mostra uma mitocôndria:

//////////

Assuntos desse conteúdo
, ,
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog e terapeuta na Hridaya Terapia, em São Paulo.

5 Comentários

  • Simplesmente fantástico!As atividades frenéticas e precisas que ocorrem no interior do corpo e de suas unidades fundamentais, nos deslumbram, não só pela beleza e eficiência, mas, sobretudo, pelos comandos, que determinam tais ações.Somos então tentados a crer que exista muito mais que física, química e arranjos elétricos na organização de todo processo!É como se cada unidade participante tivesse uma consciência própria!
    Obrigada pela oportunidade desta contemplação.
    Graça

  • Imaginem uma dessas maquininhas maravilhosas tendo uma atitude egoica, achando ser melhor ou pior que a outra, mais bonita ou mais feia que a vizinha, sentindo medo da morte ou ainda buscando gurus e mestres espirituais, meditando e fazendo yoga, na busca de quem realmente são. Essa é a tragédia humana, não vemos nossa real natureza, aquilo que realmente somos, e pior não vemos que não vemos…

    • Oi, Edvaldo,

      Olha o que acontece qdo o moço na ‘ponte de comando’ interage com ‘alouka’ que habita o nosso sotão (às vezes dá ‘coisas’ boas, às vezes não. Hoje deu!):
      Li o teu coment e lembrei-me da tua profissão e do fato de ter construído os teus pp brinquedos. Juntei a matéria de hoje (Animação médica) e lembrei-me desse antigo vídeo e a frase que me veio a mente foi: “Amarração de Vigas” (Oi? – rs.rs.rs.) e o “Restaurador (curado) vai continuar a ‘brincar’ com o teto da Capela Sistina!”.

      Então pra ti e para quem mais se interessar.
      Medical Animation – Heal: ghOst Production’s 2009 Orthopedic Demo Reel
      http://youtu.be/xMYjfb_M9wM

      Boa Sorte e uma semana produtiva e feliz!
      Norma

      P.S.: “De perto ninguém é Norma(L) ¯\_(ツ)_/¯ – (rs)
      Nac♥

  • “Porque todas as maquinas interagem umas com as outras… e a célula realmente fabrica as peças, instantaneamente, com a informação que é trazida do núcleo por moléculas que lêem os genes.”
    “(…) e sabemos apenas 1%”
    D. Bolinsky
    Ai, que lindo! Grata Dharmalog!
    +++++++++++++

    Acabei de assistir a uma das artes que mais me deleita e admiro: A animação (traz ANIMA = ALMA). Quem me conhece sabe. Vivo repassando minhas ‘descobertas’ (rs).

    E o Mr. David Bolinsky foi mais que um palestrante. Ele teve a ‘justa medida’ de saber que ao subir num palco, não basta FALAR/tocar bem: precisa também representar o papel de artista-Palestrante.

    E ele fez e muito bem. Deu o seu ‘recado’ como esteta. Beleza e Verdade foram mencionadas umas 10/15 vezes? E os agradecimentos ao ‘mentor’, ao seu “projetista inicial” – o s/Pai, passados de maneira tão sutil? Essas qualidades (Beleza, Verdade e Gratidão/Reconhecimento) ou a capacidade de identificá-las fazem parte da mesma ‘turma’. Andam juntas, em via de regra, escoltadas por bom humor. Vi tudo isso nele. É um vivente do bem!

    (a onde assino para entrar para esse Clube? Quero olhos de ver Beleza & Verdade. Afinal, O Homem é a Graça de Deus, a Glória de Deus! E que cada um interprete ‘Deus’ de acordo com o ‘secreto’ de seu coração.
    ++++

    Tem como não admirar o ‘Canesian’ e seu saco de reparos de proteinas?
    É o cara que é o virador de partituras nesse conserto (e concerto) das células , não é a Diva no piano, mas tem o conhecimento da Obra e o instinto de ‘timing’.

    Mazal (sorte) tov (boa) = boa sorte!
    Norma

    P.S 1: Marli Gonçalves (Marligo – Jornalista SPLO) explicando a Fita que constrói o infinito:Fita de Moebius com essa animação:
    http://youtu.be/-BVz_9IK_aM

    Eu, em agradecimento por ter diminuido a minha ignorância, catei a trilha sonora do vídeo acima, agora em piano: The Girl With Flaxen Hair By Claude Debussy
    http://youtu.be/aDMovZYNW_U

    que eu reutilizo para dizer: Grata pelo poste.

    P.S.2: Na antepara do palco do TED: Audrey Hepburn (Breakfast at Tiffany’s / Bonequinha de Luxo), Judy Garland ( The Wonderful Wizard of Oz / O Mágico de OZ) e no meio, com sua bela cabeleira___________???
    (Ajuda aê, turma das exatas!) – Pisc*
    Nac♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *