Mirra Alfassa (“A Mãe”) e um conselho de quietude e aspiração para antes de dormir

“Uma coisa que você pode fazer com toda segurança antes de dormir é concentrar-se, relaxar toda tensão no ser físico, tentar… isto é, tentar no corpo, de modo que ele se estenda como um delicado tecido sobre a cama, sem nenhuma torção ou rigidez; relaxá-lo completamente como se fosse um pedaço de pano qualquer. Depois o vital: acalmá-lo, tranquilizá-lo tanto quanto puder, torná-lo tão quieto, tão sereno quanto possível. E assim também a mente – tente manter a mente dessa forma, sem nenhuma atividade. Você deve colocar sobre o cérebro uma força de grande paz, de grande quietude, de silêncio, se possível, e não seguir os pensamentos ativamente, não fazer qualquer esforço, nada, nada; você deve relaxar nela todo movimento também, mas relaxar numa espécie de silêncio e quietude tão grandes quanto possível. Uma vez que tenha feito tudo isto, você pode acrescentar uma prece ou aspiração que esteja de acordo com sua natureza para pedir por consciência e paz, e para ser protegido contra todas as forças adversas ao longo do sono, para estar numa concentração de serena aspiração e sob a proteção; peça à Graça para velar sobre seu sono; e então durma. O que acontece mais tarde depende de seus impulsos interiores, mas se fizer isso de maneira persistente, noite após noite, após algum tempo terá seu efeito”.
~ Mirra Alfassa, “A Mãe” (1878-1973), em O Caminho Ensolarado (pg. 147)

Assuntos desse conteúdo
,
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog e terapeuta na Hridaya Terapia, em São Paulo.

3 Comentários

  • Muito interessante, Nando, e bem ‘mapeado’. Creio que assumindo a posição de cadáver e um ritmo de respiração 4 por 4, além de um repouso integral se conseguirá um ‘atalho’p/a ‘técnica de balonamento’ e daí:
    “O que acontece mais tarde depende de seus impulsos interiores, mas se fizer isso de maneira persistente, noite após noite, após algum tempo terá seu efeito”.

    (Caso sucesso no que se proponha… buscar info adicionais. Pisc*)

    _/\_ Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *