Belo Monte, Anúncio de Uma Guerra: o filme sobre a usina e os índios no Xingu, na íntegra [VÍDEO]

“Não estou certo de que a barragem seja o melhor para resolver a questão, talvez exista outra maneira, eu não tenho uma opinião formada a respeito. O que eu sei é que a causa dos índios, a causa para salvar a floresta, é uma causa para todos os brasileiros. Queremos salvar a floresta amazônica, e queremos salvar com a ajuda, a sabedoria e a justiça do povo brasileiro”.
~ Sting, em “Xingu – A luta dos Povos pelo Rio – Parte I” (1989), trecho de “Belo Monte, Anúncio de Uma Guerra”

“(…) Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendemos todas as almas
Dos nossos índios um leilão…
Que país é esse?”
~ Renato Russo, em “Que País É Este?” (1987)

Segue o documentário “Belo Monte, Anúncio de Uma Guerra“, filme independente sobre a construção da controversa Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. O documentário foi dirigido por André D’Elia e patrocinado por “crowdsourcing”, precisamente 3429 apoiadores que contribuiram usando o sistema Catarse. É um filme necessário para nosso esclarecimento, com 1h44min de depoimentos e gravações com líderes e pessoas das comunidades locais e diversas figuras envolvidas no processo, de políticos a caciques, da ambientalistas a retirantes em busca de emprego. E principalmente com índios, os habitantes originais dessa terra, os atuais moradores das margens do Rio Xingu, onde a Belo Monte e provavelmente outras usinas estão prestes a ser construídas.

Assuntos desse conteúdo
, ,
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog, terapeuta na Hridaya Terapia (São Paulo) e proprietário do Dharma Office.

2 Comentários

  • Nando: Vi no Catarse (Adobe travando). Tenho acompanhado. Obrigada pela mais essa atualização. Enorme impacto ecológico/social e tantos vulneráveis.

    Domingo, vi no Blog do cineasta Beto Bertagna:
    “Deu na revista Época : Vinte anos e a luta do cacique Almir Suruí por suas terras continua”
    Havia uma foto do cacique (Líder) em plena floresta ladeado por sua escolta composta de dois soldados com roupas de camuflagem e portando metralhadoras. http://betobertagna.com/

    Ele também está jurado de morte. Vc. olha para foto e parece jogo dos 7 erros. É muito dolorido de qq ângulo que se foque.
    Obrigada e Fique Bem, Norma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *