Belo Monte, Anúncio de Uma Guerra: o filme sobre a usina e os índios no Xingu, na íntegra [VÍDEO]

“Não estou certo de que a barragem seja o melhor para resolver a questão, talvez exista outra maneira, eu não tenho uma opinião formada a respeito. O que eu sei é que a causa dos índios, a causa para salvar a floresta, é uma causa para todos os brasileiros. Queremos salvar a floresta amazônica, e queremos salvar com a ajuda, a sabedoria e a justiça do povo brasileiro”.
~ Sting, em “Xingu – A luta dos Povos pelo Rio – Parte I” (1989), trecho de “Belo Monte, Anúncio de Uma Guerra”

“(…) Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendemos todas as almas
Dos nossos índios um leilão…
Que país é esse?”
~ Renato Russo, em “Que País É Este?” (1987)

Segue o documentário “Belo Monte, Anúncio de Uma Guerra“, filme independente sobre a construção da controversa Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. O documentário foi dirigido por André D’Elia e patrocinado por “crowdsourcing”, precisamente 3429 apoiadores que contribuiram usando o sistema Catarse. É um filme necessário para nosso esclarecimento, com 1h44min de depoimentos e gravações com líderes e pessoas das comunidades locais e diversas figuras envolvidas no processo, de políticos a caciques, da ambientalistas a retirantes em busca de emprego. E principalmente com índios, os habitantes originais dessa terra, os atuais moradores das margens do Rio Xingu, onde a Belo Monte e provavelmente outras usinas estão prestes a ser construídas.

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Pule no rio (o rio, de novo)
“He who postpones the hour of living rightly is like the rustic...
Read More
Join the Conversation

2 Comments

  1. says: norma7

    Nando: Vi no Catarse (Adobe travando). Tenho acompanhado. Obrigada pela mais essa atualização. Enorme impacto ecológico/social e tantos vulneráveis.

    Domingo, vi no Blog do cineasta Beto Bertagna:
    “Deu na revista Época : Vinte anos e a luta do cacique Almir Suruí por suas terras continua”
    Havia uma foto do cacique (Líder) em plena floresta ladeado por sua escolta composta de dois soldados com roupas de camuflagem e portando metralhadoras. http://betobertagna.com/

    Ele também está jurado de morte. Vc. olha para foto e parece jogo dos 7 erros. É muito dolorido de qq ângulo que se foque.
    Obrigada e Fique Bem, Norma

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *