A diferença entre experimentar eventos infelizes e ser infeliz, por Gloria Arieira no Eu Maior [VÍDEO]

Professora de Vedanta e discípula de Swami Dayananda, um dos maiores mestres de Vedanta vivos da Índia, a brasileira Gloria Arieira deu seu depoimento ao documentário “Eu Maior” falando sobre o tema central da filosofia que segue: a necessidade de conhecer (ou esclarecer) aquele que tem a experiência e de parar de se identificar com o efêmero. “Enquanto indivíduo eu me deparo com situações que são agradáveis pra mim e desagradáveis pra mim, mas o que é falso é a identidade aham dukhi (do sânscrito), ‘eu sou infeliz’, isso é uma conclusão errada, é uma conclusão não baseada no eu, mas baseada na experiência, numa experiência que é mutável”, diz Gloria nesse vídeo abaixo, de 4min, que resume o depoimento no filme.

PS: Alguns dos comentários no YouTube consideraram essa fala um pouco confusa, e se você considerá-la também, ou ao menos parte dela, podemos tentar conversar e esclarecer alguma coisa nos comentários. A identificação errada da qual Gloria fala é realmente um problema essencial e central no caminho do auto-conhecimento, e precisa da reflexão individual de cada um.

Segue o vídeo:

//////////

Compartilhado por Sobre Budismo.

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Why did the chicken cross the road?
Why did the chicken cross the road? Possible answers… To actualize its...
Read More
Join the Conversation

6 Comments

  1. says: Norma

    Apesar de já ter lido (assistido umas 2 palestras) sobre Gita, não sei nada sobre Vedanta. Sinto que a falta de motivação vem de um pensamento anterior (meu) que identifica certas filosofias ligadas a características essencialmente masculinas. Creio ser questão de afinidade por falta de informação mais acurada.

    Cruzei por anos com a Glória (na Rua, nos mercados…) e ela é exatamente o que aparece no vídeo. Ponto para o Vedanta e para ela que encontrou o seu caminho.

    +++++
    Quanto ao tema: Falta-me dados para saber se a informação foi passada claramente ou não, mas se alguém puder me esclarecer o abaixo, desde já, Grata!

    “Vc mede a potencia intelectual de uma pessoa pela capacidade de suportar dúvidas” – Flávio Gikovate

    http://vimeo.com/16453099
    (Eu Maior – Um file sobre autoconhecimento e busca da felicidade )

    1) O ‘ser’ falha quando se identifica com a suas experiências e as usa para se qualificar: exper. infelizes = sou infeliz ?

    2)”O reconhecimento do “ser’ livre de limitações que já sou.” – GA

    A afirmativa gerou uma dúvida: esse ‘ser’ é nato, inerente a ‘entidade’ que sou ou é um estágio a ser alcançado através de processos de auto-conhecimento?. Já trago esse auto-conhecimento latente em mim ou ao conscientizá-lo, desperto-o? A Neditação é a ferramenta?

    Tks Nac.

    Eu JÁ sou esse ser que desejo ser aparte das minhas experiências? E o conhecimento do fato é conseguido via a minha clareza em ver essa minha essência que não é influenciada pelas minhas experiências?

    +++++++++++

    1. Oi Norma,

      Que curioso você já ter cruzado tanto com ela e nunca ter se aproximado; e falar, você, mulher, dela, mulher, e associar a uma escola masculina. :) Mas acho que entendo, por aparentemente ser mais intelectualista (?), mais concentrada na compreensão, do que ritualista ou de serviço e devoção.

      Sobre suas questões, minhas participação:

      » Não sei se “falhar” é uma boa palavra. Ele se ilude, se toma pelo que não é. E o que ele é não necessita de qualificação. Você qualifica o corpo e a mente, mas não o Ser.

      » Pelo que conheço do Vedanta, e seria bom ter bons conhecedores aqui, não há estágios para o Ser. Existem estágios para essa “entidade” (q vc falou) esquecida para receber a clareza de quem é. Para a mente, por exemplo. Swami Dayananda, o mestre da Gloria, tem um livro chamado “O Valor dos Valores”, onde ele afirma que o conhecimento do Ser só pode ocorrer, em medida relativa, quando a mente se qualifica para tal, quando algumas qualidades específicas da mente estão presentes, e que sem essas qualidades, mesmo com bom professor e ensinamento autêntico, não ocorre auto-conhecimento. É um livro muito bom, recomendável.

      Mas esse teu questionamento do Ser vs algo ou “entidade” é pra mim um das coisas mais desafiadoras do caminho do auto-conhecimento. Aí cada um tem que fazer seu mergulho e ir fundo.

      Namastê!

  2. says: Norma

    Nando,
    Grata pelo retorno e pela indicação do Livro “O Valor dos Valores.”
    “Falhar” não era a nais apropriada, sei, mas foi a que veio na hora. Que bom que vc. entendeu o sentido.

    Entendi que: o Ser através do auto-conhecimento, meditação, estudo, pratica de mantras e canticos sacros chegará ai exercício da plena consciência.
    +++++++

    Acho que cabe aqui uma explicação já que não fui suficientemente clara: características que sinto como fortemente masculinas (Arjuna – Krishna) não representam que realmente sejam. Eu assim as sinto. (as sentimarcantes em Kalki do Gore Vidal, também)

    ++++++++++
    O meu comentário que GA é a mesma do vídeo, refere-se à aparência física e ao estilo pessoal, no trajar.

    O fato de não ter me aproximado mais da Glória (de quem nada sabia, além de termos residências próximas e filhos),limitando-me a eventuais cumprimentos, com certeza, deveu-se às diferenças de nossas atividades cotidianas. Na época, eu trabalha em média, 10 hrs, no centro da cidade. Mas, nunca a encontrei em lugares que eu frequentava e que proporcionassem uma aproximação, que nos levasse a tal teor de conversa. Eu andava todos os dias com o meu pai, na areia – às 06 hrs, durante anos. Frequentava 3 x p/semana à Unibiótica do Posto 9 – às 07:00, 2 x Tai Chi Chuan do CityBank, na N.S.da Paz – tb às 07 hrs. Nunca a vi em palestras da Sonia Hirsch, nem em cursos da Ana Branco, na PUC e muito menos em Cursos Fitoterápicos do Fernando Fratane. E é óbvio, que ela como adepta Vedanta não participaria de reuniões UCEM ou debates sobre Conversando com Deus, como eu na época, me mantendo dentro do perímetro do bairro e cercanias. Nem em nenhuma atividade que envolvessem as crianças a encontrei, vai daí…(preciso ‘verificar’ o porque de tantas satisfações. rs.rs.rs.
    Está um curriculum).

    Espero ter me justificado – o suficiente – por ter desperdiçado a oportunidade.

    Então…, o meu reconhecimento a você \(^.^)/ que faz desse Blog um belo espaço.
    Boa Sorte! Norma

  3. says: mirna grzich

    O Vedanta é um caminho dificil, por que vai pela negação, pela Via Negativa, desbastando tudo que não é para chegar ao que É. Nesse depoimento Gloria foi prejudicada pela edição, que ao cortar e editar seu raciocinio com mudanças de planos pode ter confundido as pessoas, mas ela é brilhante ao explicar que posso sim viver situações dificeis mas não significa que minha vida está ou é dificil…
    Abraços Nando querido pelas pescarias cada vez mais profundas neste espaço do Dharma…

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *