“Quinta-feira”, animação sobre a vida hi-tech

Thursday” (de Matthias Hoegg), “Animação Da Semana” no Vimeo e indicado ao BAFTA 2010, é a história de duas pessoas e uma família de pássaros separadas por algo que esse curta de 7min14seg mostra particularmente bem.

O nome “Quinta-feira” deve ter sido escolhido porque é um dia da semana qualquer, embora seja o retrato de um futuro não muito qualquer, e, segundo o próprio Hoegg, é uma tentativa de dramatizar “a frustração que temos ao lidar com esse ambiente tecnológico altamente eficiente” de hoje. Apesar do mesmo diretor dizer que é “uma história de amor do dia-a-dia”, ele mesmo escolheu “Thursday” depois de ter considerado o nome “Lovebirds”, e acho que isso mostra melhor um certo espírito Koyaanisqatsi que a animação tem. Apesar de ter, também, um “triunfo” final mais inspirador.

Acho o sentido do olhar do passarinho no minuto final do filme muito parecido com o sentimento no olhar da cegonha naquele anúncio “Are You Reaching Your Potential?“, que falamos num post recente.

More from Nando Pereira (Dharmalog.com)
Join the Conversation

1 Comment

  1. says: norma7

    Nando,

    Achei genial! (como conseguem passar tantas infos. em tão pouco tempo?). ‘Alguém’ ainda considera animação como uma ‘arte menor’?

    É muito bom, também quando consegues escrever a introdução do Post. Ganhamos detalhes (preciosos) adicionais. Grata e
    Boa sorte, Norma

    P.S: Aos 04:12: “Amazing Views – 2 for 1 – Every THURSDAY”. Talvez daí o título?

    P.P.S.: “o olhar da cegonha” = o olhar de Anúbis (no Louvre, com sua iluminação profissional?)- perfurando a cx craniana.
    Um ‘querido’ tem sonhos recorrentes com ele, desde da sua visita ao Museu. (oi?).

    Acervo merecendo (os leitores, idem) um resgate! Nac♥

Leave a comment
Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *