10 dicas para alimentação saudável de crianças, por Deepak Chopra

Um dos médicos indianos responsáveis pela vinda e propagação do Ayurveda para o Ocidente, Dr. Deepak Chopra diz que nossas famílias estão fazendo “refeições infelizes demais“, e que proteger as crianças da obesidade e dos maus hábitos alimentares é uma responsabilidade crescente dos pais. Neste artigo publicado no TheVisualMD.com, “Weekly Health Tip: Too Many Unhappy Meals“, Chopra lista 10 dicas (de hábito, de psicologia e de consciência alimentar) que podem ajudar muito, além de exercício, naturalmente. As 10 dicas estão traduzidas abaixo.

→ Não mantenha alimentos que engordam em casa e então ter que proibir seus filhos de comê-los. Isso causa ressentimento e “escapadinhas”.
→ Não use comida não-saudável como prêmio (por acabar uma refeição, por exemplo). Isso ensina a criança a pensar que comidas açucaradas ou gordas tem valor mais alto que comidas saudáveis.
→ Não proíba comida como punição. Se você ensinar seus filhos a ver a fome como uma punição, eles podem comer demais para que não se sintam “punidas”.
→ Não obrigue seus filhos a comer tudo no prato.
→ Não critique nem puna seus filhos por maus hábitos alimentares. Métodos negativos para mudar hábitos não funcionam. Fazem as crianças se sentirem mal sobre elas mesmas, o que pode fazê-las comer ainda mais.
→ Sempre mantenha comida saudável abundante na casa.
→ De vez em quando, traga sim comidas que engordam pra casa, como batatas fritas, biscoitos, refrigerantes e sorvetes. Pode parecer um conselho bizarro, mas se você não trouxer, esses tipos de comidas vão se tornar espécies de “fruitas proibidas” e começarão a parecer mais desejáveis. Mas mantenha esse tipo de comida como exceção à regra.
→ Restrinja lanchinhos à cozinha ou sala de jantar para evitar que as crianças comam demais e sem prestar atenção assistindo TV.
→ Converse com seus filhos sobre como alimentos de muito açúcar e gordura são mostrados e marketeados fortemente para eles, com brinquedos de gratuitos e embalagens coloridas com personagens de desenhos.
→ Explique que alimentos como frutas, vegetais e grãos integrais não são muito propagandeados mas são muito melhores pra eles.
→ Elogie quando seus filhos fizerem escolhas alimentares saudáveis.

[Foto: Elana’s Pantry]
Escrito por

Jornalista autor do Dharmalog e terapeuta na Hridaya Terapia, em São Paulo.

2 Comentários

  • Estou começando a fazer um trabalho com crianças de 2 a 10 anos na escola onde trabalho, sobre Gastronomia – A arte de Comer Bem. Gostei muito dessa matéria de Chopra e gostaria de ter mais material para pesquisar e entregar às crianças e os seus pais.Esse projeto será realizado entre março e novembro de 2012.
    Estou tentando organizar uma feira de orgânicos. Aguardo qualquer informação que possa enriquecer meu trabalho.
    Desde já agradeço a atenção.
    Patrícia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *