“Very few people chose war. They chose selfishness and the result was war. Each of us, individually and nationally, must choose: total love or total war.”
~ Dave Dellinger
COMENTÁRIOS / 14 NOVAS MSGS
Pati added these pithy words on Apr 05 03 at 12:52 amEu e a foquinha linda ai de cima ja’ escolhemos: total love.
Marcelus added these pithy words on Apr 06 03 at 6:29 am70% of north-americans is not very few people.
nando added these pithy words on Apr 06 03 at 10:39 amMas é isto que ele desdiz: de todos estes, a maioria escolheu, na verdade, o egoísmo, e o resultado foi a guerra. Pouquíssimos escolheram a guerra de fato.
p.s.: 70% de acordo com quem?
mario av added these pithy words on Apr 06 03 at 3:15 pmMarcelus, não acredito que depois de tudo você ainda aposta na guerra. Por favor.
mario av added these pithy words on Apr 06 03 at 3:17 pmCointinuando…
Porque mesmo voce não se envolvendo pessoalmente, o endosso voluntário ou não da falácia dos belicistas já é colaboração.Turn off your TV for good.
Nessa added these pithy words on Apr 07 03 at 1:34 amé, o egoísmo/individualismo humano fez a guerra. e muitas outras tragédias…
falta de AMOR.
Marcelus added these pithy words on Apr 08 03 at 10:06 amMario e Nando,
Minha posição em relação a essa guerra é neutra.
A invasão liderada pelo presidente George W. Bush abre certos precedentes (bastante) perigosos e pisou fortemente no pescoço da ONU. Sem contar que a motivação “oficial” para o início da guerra foi muito pífia (todo mundo já sabia que a possibilidade de o Iraque possuir armas químicas, biológicas e/ou nuclerares era bem baixa).
Mas por outro lado, não há como defender de forma alguma Saddam Hussein, ditador que sempre quando pôde colocou seu país em aventuras bélicas, como a longa guerra com o Irã durante toda a década de 80 e a invasão do Kuwait no início dos anos 90.
Os Estados Unidos estão adotando a política de “fera ferida” pelos ataques de 11 de setembro de 2001. Essa guerra de ocupação para tirar Saddam do poder na verdade não tem a ver com a ameaça que seria o Irqaue no presente, e sim a ameaça que o Iraque poderia representar no futuro.
Óbvio que guerras em geral sempre são brutais. Me causa incômodo e tristeza ver o sofrimento dos civis, como o garoto que teve os dois braços destruídos por causa de um míssil que caiu em sua casa.
Mas num contexto geral é difícil tomar uma posição contra ou a favor no que diz respeito a essa guerra… mesmo porque só o amanhã irá mostrar quais serão os desdobramentos dessa ação.
Marcelus added these pithy words on Apr 08 03 at 10:13 amEu também queria acrescentar que nas entrevistas que acompanhei de jornalistas que estiveram no Iraque vendo a situação do país de Saddam in loco, incluindo aí brasileiros, nenhum deles expressou claramente oposição à guerra.
nando added these pithy words on Apr 08 03 at 10:21 am(não leve a mal, mas é uma grande frase de uma pessoa que tem tudo a ver com o momento atual):
“The hottest place in Hell is reserved for those who remain neutral in times of great moral conflict.”
~ Martin Luther King, Jr.
mario av added these pithy words on Apr 08 03 at 2:20 pmMarcelus: nenhuma guerra é absolutamente necessária. Nenhuma guerra é plenamente justificável.
Quer saber? Vá à locadora e alugue RAN, de Akira Kurosawa.
Marcelus added these pithy words on Apr 09 03 at 5:12 amEstava pensando aqui…
Óbvio que ninguém a princípio é favor de uma coisa como a guerra. Nem eu sou.
Mas até que ponto poderemos evitá-la sempre? Até que ponto podemos conter a violência dos estados, dos governantes, dos outros, às vezes até de nós mesmos?
Até que ponto poderemos evitar o terror? Até que ponto poderemos evitar o cinismo da garota que vai de camisetinha branca na passeata pedindo a paz no Iraque mas que ao mesmo tempo também apóia a brutalidade das ações da PM e o massacre do Carandiru?
Como poderia ter sido contida a fúria expansionista de Adolf Hitler? O que iria se fazer caso a Coréia do Norte lançasse um míssil nuclear em cima do Japão? E se a China invadisse Taiwan? Qual seria a resposta?
O ideal para o mundo é que não existissem tiranias. Que existisse verdadeira democracia para todos os habitantes do planeta Terra.
Pode-se dizer qualquer coisa, mas são as tiranias que de uma forma ou de outra propulsionam a maior parte das guerras. Pelo o que me consta, nenhum país democrático entrou em guerra com o outro até hoje.
Mas aí é que está: até que ponto há um interesse político real, principalmente das grandes potências, para que haja uma democracia mundial entre todos os povos?
Paz é equilíbrio. Mas até que ponto todos nós, seres humanos, somos capazes de realmente querer, construir, atingir e manter esse equilíbrio?
Minha resposta:
Eu não sei.
Marcelus added these pithy words on Apr 09 03 at 5:16 amMario, logo quando der eu vou ver se assisto esse filme que você me indicou. Já ouvi falar bastante dele…
nando added these pithy words on Apr 09 03 at 8:58 am“Better than a thousand hollow words, Is one word that brings peace.”
~ Buddha
G n added these pithy words on Apr 09 03 at 6:31 pmEssa guerra é errada.
Quando o Bustami tava quase abrindo as pernas do saddam pra ver se havia tóxico de destruição em mssa em sua virilha, os EUA cortaram, acho que em 70%, a verba pros tiozinhos de armas químicas da ONU.
Após toda a encenação nas mídias e palcos políticos da sociedade do espetáculo, o titio Busht soltou “Com o Saddam renunciando ou não, entraremos no Iraque”, sendo que dias antes dava de bonzinho, “Se Saddam renunciar, não será necessária a ação militar”
Que rolou no meio tempo? Será que Saddam já pensava em ir pra Síria curtir um sol e deixar o Iraque pra quem sobrar, afinal Saddam já havia vampirizado o Iraque mais que o suficiente para 10 gerações?
Fora isso, uma ação de prevenção como esta abre janelas para a paranóia:
1 exemplo local: os EUA nos últimos 40 anos brincaram com os governos da américa latina. Não é exagero. Criaram as situações para o surgimento do narcotráfico de cocaina, que colocou um tal de Uribe na prefeitura da “vila” de Pablo Escobar, que por sua vez era barão do pó, e barões do pó não gostam de dividir lucro de narcotráfico com guerrilha comunista…o tempo passa e então URIBE é eleito (falácia demoncrática) presidente na terra das FARC, o tempo passa mais um tico e Uribe pede ajuda a Lula, que saboneteia e puxa o carro… as FARC são guerrilha, que pra americano agora é tudo terrorista… passa mais meio tempo e o filósofo (ou professor de filosofia?) Olavo do Caralho vai no seu mídia100máscaras e canta que Lulinha paz e amor é inimigo de Uribe e amigo das Farc…
E as janelas paranóicas vão se abrindo, no Brasil, na ex-Sérvia, no Irã, na Síria, na Rússia, na China, na Coréia (será coincidência a Carlile corp dos Bush estar abrindo escritório na Coréia do Sul agora?), na França…
enfim… guerra é uma técnica de domínio suicida, pois uma guerra sempre leva a outra, a primeira levou à segunda, que levou a milhares de focos de guerrilha após as mudanças geopolíticas que a trouxe… mudanças geopolíticas que semearam algumas das razões de guerrilhas que semearam o ressentimento de alguns Estados que ressentiram outras guerrilhas que enrijeceram então Estados antes demoncráticos, que, por sua vez, iniciam 1 novo ciclo de Guerra, que, creio, só levará a mais guerra… e pra quem sobrar, sentemos no oroboros de nashash… ui. ;(
- POSTS RECENTES / ANTES E DEPOIS DESTE
- (antes) « Redzone em Bagdá
- (depois) » Kottke’s readers mega-playlist
- POSTS DO MESMO ASSUNTO / frases
- « Man is a transitional being
- » The smiling heart of friendship
- POSTS QUE TÊM A VER / INTERESSES CORRELATOS
- Keep your love
- To experience love, we must go inside.
- “Where’s the love”, parte 2
- All You Need Is Love
- Where’s the love?

