Esses dias assisti a Vincent and Theo, cortesia do Telecine Emotion. Como devoto dos girassóis, admirador do Van Gogh e Paul Gaguin, e fã do Robert Altman, peço que vc compreenda minha empolgada parcialidade. Três coisas me chamaram a atenção positivamente nesse hiper-interessante retrato do gênio: (1) o pouco foco nas obras dele (”Starry Night“, por exemplo, é vista de relance como background de uma cena), em detrimento ao que acontecia na vida intensa e problemática de Van Gogh, (2) a pouca cor do filme, que novamente confirma o item 1 e enfatiza muito mais a realidade do pintor do que sua visão ou sua imaginação, e (3) a sucessão de fatos importantes da vida do artista encadeados com lugares, enquadramentos e momentos da pintura de Van Gogh (mesmo sem “foco” na obra como “objeto”, você vai ver todas as mais importantes obras de Van Gogh aqui, seja de relance, seja num draft, seja na paisagem real). Três virtudes que só um Altman conseguiria dirigir sem fazer o carro capotar. É estranho a gente aceitar que um filme sobre Van Gogh possa ser uma obra-prima sem ser super-colorido, sem ser um grande deleite visual, sem tentar explorar os motivos do artista, mas pode. E como pode. Até porque, que nos digam os girassóis, competir com o infinito sublime de Akira Kurosawa em “Yuma” (Dreams) é quase querer competir com o próprio Van Gogh. Sábio Altman. Gênio Van Gogh. Belo filme.

COMENTÁRIOS / 3 NOVAS MSGS

hello, Nando… :)

também gosto muito de girassóis. quando eu era criança, no mercado onde eu ia tinha muitos girassóis (numa espécie de estacionamento/ pátio). era muito legal… parece que eles estão sorrindo, é a impressão que eu tenho.

outra coisa: entrei agora no teu blog e aparece tudo “desmontado”, mas dá pra ler o texto… meio estranho! vou dar “atualizar” pra ver se fica ok.

Nessa added these pithy words on Dec 15 02 at 6:12 pm

continua. e quando eu escrevi o comentário deu o seguinte:

“An error occurred:

Can’t locate object method “splitpath” via package “File::Spec” at lib/MT.pm line 381.”

espero que não seja nada grave!

beijo!

Nessa added these pithy words on Dec 15 02 at 6:17 pm

foi minha paixão por girassóis que me levou ao Van Gogh! ;)

rosana added these pithy words on Dec 17 02 at 8:37 am

Return to Top

Vincent and Theo

_TOP POSTS DO DHARMALOG
/////// DE 2001 até hoje