Agora é 45
Não tenho a ilusão de querer dizer porque vou votar no José Serra em apenas um post, afinal são anos de busca por informação, conhecimento e cidadania política que cultivei e cultivo cada vez mais. Votei no Covas em 89 e em FHC em 94, não há surpresa nenhuma no meu voto.
Não acho o Lula uma má opção, considero-o um legítimo representante das insatisfações populares e de uma preocupação social básica de qualquer nação. É sério, tem boa vontade, está progredindo como político voltado ao diálogo (a campanha deu provas disso, embora sua base partidária seja essencialmente radical) e tem uma base de apoio consistente. Mas isso não basta e, pra mim, está longe de bastar.
As promessas que ele fez em 89 e 94 não servem para 2002, mas ele continua fazendo. E eu me lembro bem de uma matéria na FSP que dizia que “para os intelectuais do PT, o Real faria água já em outubro de 94, e que assim o PT mostraria a farsa eleitoreira de FHC”. Foi um tremendo e inesquecível desserviço a uma das maiores vitórias deste país na última década.
Mas tenho certeza que se ele fizer um bom governo muito disso se deverá a uma base de apoio velada que será formada por FHC, por José Serra e por companheiros mais decentes do PSDB/PDMB e dos simpatizantes que os rodeiam. Sem eles, apenas com PSB, PL e tufos de partidos como PFL e PMDB, Lula pode ser uma grande surpresa negativa.
Somado ao que o Bernardo falou, que é uma consciência básica que todo eleitor deveria ter, o Serra é um sujeito visivelmente honesto e competente, já foi Senador e Ministro de duas pastas, realizou obras para o povo brasileiro que esteve e está à mercê do capitalismo selvagem - os genéricos é um grande exemplo, há o combate contra a indústria do cigarro, a indústria farmacêutica, a campanha da Aids, o seguro-desemprego e por aí vai - todas elas amostras incorruptíveis do compromisso de alguém do mainstream com a massa que depende e precisa do Governo (pq o mercado hoje só nos phode).
Lula deveria ter sido presidente em 89. Hoje o cenário é uma bola picando para José Serra chutar. Vc sabe, o mercado é uma moça fresca que tem um pai militar: um piscar de olhos errado e você estará em Buenos Aires.
O Serra participou do Governo e não terá que ser introduzido nem precisará compreender porque certas promessas não poderão sequer serem pensadas. Existe uma cabeça que sabe bem a situação econômica delicada do Brasil e que soube planejar uma saída que inclua sem falhas os benefícios sociais que o país precisa com urgência. Essa é a cabeça do Serra.
O cara é conhecedor e é mais fazedor que FHC, quem já viu de perto a obstinação e a correção do cara não esquece. E o Serra não é político de gabinete - talvez ele tenha sido o ministro que menos ficou em Brasília nos últimos anos.
Vc pode ter esquecido, mas o Lula impediu Eduardo Suplicy e Christovam Buarque de serem os candidatos petistas entortando uma prévia legítima e democrática no seu partido, que até o PFL (mal ou bem) faz. O PT minou o Real antes e depois dele dar certo. Contratou o marketeiro que botou Maluf e Pitta no governo de SP, enquanto Nizan foi o marketeiro de FHC nas duas campanhas e hoje se não me engano é filiado ao PSDB. E embora Lula e a diretoria mais visada do PT sejam mais evoluídos, eu não me canso de ver ainda hoje partidários e eleitores do PT - mais do que qualquer outro partido - cuspindo razões extremistas, brigando com amigos de infância e demonstrando muito mais intolerância do que eu posso suportar. Nenhum Duda Mendonça consegue esconder esses fatos.
Se o Lula quer no mínimo 15 anos pra mostrar serviço, eu quero mais 7 para o projeto que foi montado em 94. Se o projeto atual for interrompido, não poderá nunca ser avaliado do ponto de vista ideal. Mesmo se Lula for eleito, enfrentará períodos difíceis e caberá a nós dá-lo o voto de confiança no rumo que ele traçou inicialmente.
Eu voto no José Serra porque sou jornalista, porque sou empreendedor, porque sou otimista, porque sou democrata, porque gosto do Brasil, porque sou um ser político e quero este país como ele deveria ser.
É mais ou menos isso.

COMENTÁRIOS / 22 NOVAS MSGS

Rapaz…….. bela analise

Freddy added these pithy words on Oct 12 02 at 6:33 pm

Bela mesmo. No dia em que todo mundo conseguir discutir e pensar política com essa lucidez e, principalmente, com essa tolerância pelo adversário, sem radicalismo ou histeria, vamos ter um país melhor, com certeza.

Mari Newlands added these pithy words on Oct 12 02 at 7:40 pm

=^D

jean boechat added these pithy words on Oct 13 02 at 12:08 am

Eu quero-quero José Serra! Com toda a convicção do mundo.

jean boechat added these pithy words on Oct 13 02 at 12:18 am

Muito bom, gostei de ler tanto o seu quanto o texto do Bernardo.

Mas vou votar no lula e já falei muito bem e falo bem do Fernando Henrique. Só que eu não acredito que o José serra vai conseguir se desvencilhar dessas cobras e dinossauros interesseiros que tomaram conta do barco do PSDB. Acho que o Lula não é o melhor candidato, mas é uma opção (na minha opinião) mais viável que o José Serra.

Do mesmo jeito que o bernardo disse que foi comunista aos quatorze anos, eu também fui mas com o tempo a gente fica mais esclarecido.

No mais, concordo com a Mari, no dia que todo mundo puder discutir política tolerando e lendo, sem idéias pré-concebidas a opinião de quem apóia o adversário, teremos um país muito melhor.

Fernando added these pithy words on Oct 13 02 at 2:55 am

Ola

É o LELLO, apesar do Pesares, eu respeito o SERRA, nao considero eu um candidato Ruim, e respeito quem for votar no SERRA

Mais vou votar no LULA, creio que ele esta mais PREPARADo, ja sao 13 e ele tem um espirito mais VERDE AMARELO

Bom, mais como disse, nao devemos criar GUERRA, quem vota no SERRA é pq quer um País melhor, quem vota no LULA é pq tb quer um país melhor, oq vale é a intençao de todos, desde candidatos a eleitores

Grande abraço pra todos

Ass:Lello

Lello added these pithy words on Oct 13 02 at 3:40 am

mari! jean!
seus mensageiros da felicidade!
:)

nando added these pithy words on Oct 13 02 at 9:21 am

Chuinf! Pelo menos em alguma coisa nesta vida eu tinha que discordar de você… O resto, filmes, discos, yoga era tudo igual. ;”)

Sou PT mas sei dos seus defeitos e limitações. Mas, ainda assim, sou mais Lula que o Serra. Não o acho incompetente, só não concordo com os projetos dele, do FHC e do PSDB. Só me dá raiva e de difamação, como em mails e blogs anônimos e de darem crédito pra ele de projetos que são do PT, como o dos remédios genéricos, médico de família e o tratamento e prevenção da aids, que o David Capistrano implantou muito bem em Santos. Humpf!

Pô, mas olha que beleza todo mundo discutindo política como nunca… Pelo menos pra isso esses blogs tão servindo de útil, heheh!

Flavia Durante added these pithy words on Oct 13 02 at 2:10 pm

Ops. E concordo com o Lello, quem vota tanto em um como no outro é pq quer um País melhor. O que é inadmissível um bando de pelegos falar que vai votar no Lula só pra torcer pro governo ser um fracasso e PT se ferrar! O que tem na cabeça dessas pessoas? ;-/

Flavia Durante added these pithy words on Oct 13 02 at 2:12 pm

Bem, se “prá” você tudo que está aí está uma beleza, paciência…

Adriano Américo Pinheiro added these pithy words on Oct 13 02 at 7:09 pm

dica: se vc ler de cima pra baixo e da esquerda para a direita, ciente q o texto é em língua portuguesa, dá pra entender perfeitamente…

nando added these pithy words on Oct 13 02 at 9:55 pm

e viva a diversidade, né flávia? principalmente a que se interessa mutuamente. :)

nando added these pithy words on Oct 13 02 at 9:59 pm

Belo texto, Nando! Respeito sua opinião e até concordo com algumas idéias pontuais, mas discordo da essência de sua argumentação. O governo de FHC foi um dos piores que o Brasil já teve - sem esquecer os inegáveis méritos do plano real. Representou a subserviência do Brasil aos interesses das transnacionais e dos EUA. Abrigou corruptos, comprou votos de deputados para se reeleger (vide reportagens de Fernando Rodrigues na FSP, com sólidas evidências), pouco investiu no social. Serra é um sujeito competente e até diverge de vários pontos do governo FHC, mas em síntese representa a continuidade do mesmo projeto. Eu voto em LULA porque ele representa um projeto de mudança de prioridades que vai muito além do PT; envolve uma grande parcela da sociedade brasileira que ainda não teve a chance de colocar em prática suas idéias em escala nacional. Voto em LULA porque conheço o Brasil terceiro mundo e sei que este governo fez mais propaganda que realizações concretas pelo nosso povo. Grande abraço e viva o debate livre!

Dauro added these pithy words on Oct 14 02 at 1:00 am

pô, Dauro, tu comentou e o post ficou com 13 comentários, tive que acrescentar mais um, rumo ao 45!
pra mim, o governo FHC foi um dos melhores que o país já teve e ñ considero nada fácil vc sair da republiqueta Sarney-Collor-inflação-overnight-putaria para uma estrutura mais independente, estável e ideal de Governo, mas o FHC instalou uma transição decente - embora não vá ser realmente santificada pelo Vaticano. Nem a do Lula será. E é curioso notar que os governos regionais do PT já foram acusados de muitos dos erros que vc apontou no governo FHC e que aqui na nossa vizinhança, no RS, onde o PT foi governo na última década inteira, acontece um fenômeno inverso ao resto do país, com os eleitores perdendo a fé nas promessas do PT numa proporção parecida com que o povo acredita no território off-RS.
acho importante a esquerda brasileira ter uma chance integral - embora:
1. o FHC nunca tenha sido direita e tenha aberto o diálogo várias vezes ao PT, desde o início, q preferiu a oposição não-me-toques;
2. ñ sei se o termo esquerda vale mais hj, porque a esquerda brasileira, como bem falou o Bernardo, é parecida com a extrema direita, e o Lula aliado ao PL, ao PFL de ACM, ao Orestes Quércia e ao Maluf ñ me parece muito mais esquerda do que o FHC de 94.
de qqer maneira, mesmo se o melhor candidato ñ vencer, já é uma grande vitória um diálogo sensato, bem-informado e pacífico como esse que vc nos dá o privilégio aqui, brother. nem vou dizer volte sempre pq aqui é a sua casa. :)

nando added these pithy words on Oct 14 02 at 9:46 am

Olha, que o Governo FHC foi um LIXO, nao tem nem oq se discutir
O cara vendeu o BRASIL !
Claro que teve seus pontos positivos, mais os NEGATIVOS foram muito maiores

Abraços
Lello

(Que escreve aqui, fale seu nome quando começar, q eu fico meio em duvida quem eh)

Lello added these pithy words on Oct 14 02 at 1:20 pm

Lello, o debate tá ótimo e eu não vou aturar palavreado baixo ou intolerância por aqui. atenha-se à sua postura adulta se quiser ter a palavra. eu respeito todos… aqueles que respeitam todos.

nando added these pithy words on Oct 14 02 at 3:11 pm

Ola, é o Lello

Desculpa ai NANDO, nao queria ofender, apenas transmitir a realidade. Acabei exagerando, fica meu pedido de desculpas ai !
A politica é uma coisa q as vezes acaba revoltando o cara, e se acaba falando oq nao é pra falar
Mais sobre o governo FHC, o que a galera ai tem a dizer??
Concordam comigo, ou so em parte?

Abraços

Lello

Abraços
Lello

Lello added these pithy words on Oct 14 02 at 6:18 pm

okay, beleza.
a sua afirmação foi agressivíssima, embora há quem concorde. eu não acho que foi um dos piores MESMO, até porque seria pior do que quem? collor? sarney? figueiredo? médici? costa e silva? jânio quadros? floriano peixoto? sem chance.
e em 94 eu arrisco a dizer que não havia no Brasil um sujeito mais ideal para assumir a Presidência do que FHC. agora, precisa ter pés no chão, precisa querer trabalhar com seres humanos e não com querubins, precisa entender as coisas que o Bernardo berrou pelo amor de Deus entendam. q eu acho q é mais q uma mera questão de opinião, isso precisa ser compreendido como coisa bem REALIZADA.

nando added these pithy words on Oct 14 02 at 11:58 pm

Nando! Quando vc me falou que tinha aberto no blog seu voto ao Serra, pensei que o “debate” aqui fosse outra coisa… muito pior! É bom que, pelo menos algumas pessoas, se interessem por discutir esse tipo de assunto sem fanatismos, preconceitos, radicalismos, etc.

Pra mim, essa eleição está difícil de votar… Estou decidindo na última hora. O governo FHC foi ruim, mas também nem tanto. É aquilo que vc ou alguém aí falou… era pós-Collor, pós-ditadura. Na verdade não tão simples quanto parece esse negócio de “o país está vendido”. Em primeiro lugar, não se vende um país em poucos anos de governo… não é assim. Isso é coisa que já vem de tempos atrás… Quanto á dívida externa, alguém sinceramente acha que é simplesmente dizer que não vamos pagar a dívida e pronto, no primeiro dia de governo? E vcs acham que o Lula iria fazer isso?

De qualquer forma, mesmo não concordando 100% com o que você, acho o debate extremamente importante… essa lucidez mesmo, clareza de pensamento sem fanatismo, isso é muito bom!

Aqui no RS, embora muita gente esteja de fato descontente com o péssimo governo do Olívio Dutra, há muitos petistas fanáticos. É impossível debater qualquer coisa com eles, mesmo se vc vota no PT e quer apenas trocar algumas idéias. Esses fanáticos vc já reconhece pela cara, de longe, estão espalhados pela cidade aos montes, com aquela mesma cara dos fanáticos por alguma religião. É uma pena!

Nessa added these pithy words on Oct 16 02 at 4:25 pm

So quero falar uma coisa

Muita gente fala em RS, que o PT, foi muito Ruim

Pq tb não citam os estados que o PT foi sensacional?

E segundo, eu nao voto em PARTIDO, eu voto em CANDIDATO

Cada candidato tem sua cara

Existem varias loiras, mais isso nao quer dizer q todas sejam iguais

Mesma coisa o PT, tem varios pessoas no PT, nao quer dizer q todas sejam iguais,e falem onde o PT foi bom

Abraços
Lello

Lello added these pithy words on Oct 17 02 at 12:23 am

DEDO DO LULA - Não sou petista. Mas considero Lula habilitado para ser presidente da República. Essa afirmação tem surpreendido algumas pessoas. As críticas feitas a Lula quase nunca ultrapassam a fronteira da simplificação. Existem três tipos de argumento: o elitista, o terrorista e o francamente reacionário. Nem sempre os três andam juntos, mas quando isso acontece o ressentimento não tem limites. Quem tem medo de Lula? Quem tem interesse em desqualificá-lo?
Entendo as contestações de quem teme perder muito (embora isso seja, antes de tudo, uma alucinação), mas nunca consigo captar o sentido do pavor das classes médias sem grandes posses que, por uma espécie de “servidão voluntária”, saltam em defesa dos interesses dos eternos donos do poder. O argumento elitista sustenta que Lula é ignorante, um operário, um sem-diploma-universitário. Portanto, sem condições de governar a Nação. Não estaria preparado para isso. Trata-se de um sofisma, de uma falácia, de um blefe.
Nos últimos 20 anos, embora não tenha feito graduação na USP nem pós-graduação em Harvard, Lula estudou profundamente na escola da vida, da militância política, das viagens nacionais e internacionais, dos debates intermináveis e do convívio com os melhores cérebros brasileiros, sem contar os de fora. Lula já merece um diploma de notório saber. Não são muitos os professores universitários que conhecem o Brasil profundamente como ele. É, no mínimo, doutor honoris causa. Collor estava preparado para governar o Brasil?
Em 1980, Lula era um calouro. Hoje, um PhD em problemas brasileiros. Além disso, integra um partido estruturado e governará com o apoio de especialistas e de intelectuais do melhor calibre. O argumento elitista apenas atualiza um preconceito, muito apreciado pela mídia, de que só os bacharéis estão aptos a governar. Depois de 500 anos de bacharelismo, continuamos atolados. Chega de retórica empoeirada. Existem muitas formas de aprender. E de governar.
Já pensei o contrário, mas agora entendo que Lula é o melhor candidato do PT e do país. Por quê? Possui capital simbólico, eleitoral e de projeto para ser presidente da República. Simbólico: a condição de líder popular com vasta folha de serviços prestados. Eleitoral: a capacidade cada vez mais ampla de fazer votos. Projeto: representar um programa (mesmo ambíguo) e não somente uma ambição pessoal.
O argumento terrorista continua a ser praticado. Consiste em, com ajuda de organismos econômicos internacionais, disseminar a idéia de que, com Lula, o país se tornaria ingovernável. Revela a falta de maturidade da direita brasileira para a democracia. Tenta criar uma atmosfera de medo para alcançar uma espécie de voto inútil, na imobilidade. Democracia é alternância. Os países desenvolvidos praticam-na sem maiores dramas. O Brasil precisa entrar no clube dos que não mudam as regras do jogo com base em princípios falaciosos. A esquerda também tem direito de comandar o país. O resto é golpe branco.
O argumento francamente reacionário tem a virtude de não ser hipócrita. Explícito, assume que não deseja mudanças e define seu campo: a direita. É incrível como o conservadorismo brasileiro não gosta de assumir a sua condição de direita. A última sacada da direita para não se assumir como tal é anunciar que não existem mais esquerda e direita, embora isso seja apenas uma forma de atacar a esquerda. Conclui-se que só há esquerda. A direita consegue ser sinistra. Para a esquerda, às vezes, falta destreza.
O problema todo está nos dedos de Lula. Não são dedos de pianista. Nem de bacharel. Para onde apontam os dedos de Lula? Alguns acham que dedos de operário só podem apontar para o mal. Como poderia um sujeito de dedos maltratados dedilhar as cordas o país com harmonia? O problema do Brasil tem sido o excesso de dedos, nunca a falta. Falta um dedo de honestidade para que o Brasil rompa com seus preconceitos e se restrinja ao plano dos argumentos racionais.
O Brasil corre um grande risco, cada vez maior, cada vez menos denunciado no exterior, inacreditavelmente negligenciado pelas autoridades mundiais, um risco tenebroso e alheio ao dedo de Lula: o risco de continuar a ser governado da mesma maneira e com os mesmos resultados. Resta esperar que Lula ponha o dedo nisso.

Juremir Machado da Silva

Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil

Um abraço,
Frank

FRANK added these pithy words on Oct 21 02 at 1:40 am

frank, espero q o sr. juremir esteja certo qto ao seu prognóstico sobre o preparo do lula, que DE FATO nunca ocupou um cargo administrativo executivo na vida. mas deixe-me dizer q o sr. juremir é que foi simplista e equivocado ao resumir as razões de cada eleitor a três tipos preconceituados, uma vez que “cada cabeça é uma sentença”. a minha não se encaixa em nenhuma delas, e se vc leu meu manifesto de voto já sabe disso. o q mais me preocupa no pobre artigo do sr. juremir é a ausência de uma “lógica petista para o governo”, a falta das propostas do lula, q são cada vez mais abafadas pelas justificativas que ele tem preparo e pode governar simplesmente com diálogo. ninguém fala de como lula vai governar pq ninguém sabe, o voto nele é apenas uma questão ideológica circunstancial (à exceção dos fiéis 20%). eu vou torcer como vc para esse governo dar certo, mas não vou fechar os meus olhos e fingir que o lula é experiente nem que tem uma visão administrativa testada pq nao tem. isso é uma pena.

nando added these pithy words on Oct 21 02 at 8:46 am

Return to Top

Eu voto em José Serra


_TOP POSTS DO DHARMALOG
/////// DE 2001 até hoje